Editorial
 

Logo no início do mês, no primeiro dia de outubro, concretizámos a apresentação pública do projeto “Guarda sem Desperdício”, no âmbito do programa JUNTAr de Economia Circular.
Este programa é uma iniciativa do Governo, do Ministério do Ambiente e do Fundo Ambiental.
A Freguesia da Guarda teve a sua candidatura aprovada, num valor de vinte e quatro mil euros para um total de investimento de vinte e oito mil euros.
Após todos os procedimentos subjacentes ao início da concretização do projeto realizámos a sessão pública de apresentação do mesmo, tendo o maior gosto na presença do seu "embaixador", Carlos Henriques, um chef com formação escolar realizada nas escolas de Manteigas e Seia e hoje protagonista na Finlândia de um projeto empresarial com mais dois sócios: um restaurante em que praticam a política “desperdício zero” bem cara à orientação da Economia Circular.
Apraz-nos igualmente registar para além da bondade e simpatia do “nosso” embaixador a excelente colaboração que temos recebido do parceiro Instituto Politécnico da Guarda através das Escolas de Tecnologia e Gestão e de Turismo e Hotelaria (em Seia).

Depois da sessão de apresentação já decorreram duas ações formativas com os alunos dos dois estabelecimentos de ensino que posteriormente vão cooperar na dinamização do projeto junto do público-alvo, mormente nas Escolas, nas Associações e na própria comunidade, a partir dos fornos comunitários existentes na Freguesia.
Esteja atento e verifique no site da Freguesia as novidades sobre a implementação do projeto “Guarda sem Desperdício”.







































Junta de Freguesia

Reiniciamos em outubro as propostas pedagógicas para o ensino pré-escolar e para as turmas do 1º e 2º ano de escolaridade, protagonizadas em articulação com a Junta de Freguesia e os Estabelecimentos de Ensino / Direções dos Agrupamentos.

Trata-se do maior investimento financeiro que a Freguesia tem vindo a operacionalizar e que mais um ano letivo vamos procurar alcançar.
Temos vindo a conseguir garantir o funcionamento das áreas expressivas - educação física, musical e dramática – nos jardins-de-infância sem qualquer sobrecarga financeira para os encarregados de educação.
Depois no 1.º ciclo e com o apoio qualificado do gabinete “5Sentidos” temos a presença semanal de um Psicólogo nas salas de aula com o intuito de, em articulação com os docentes titulares de turma, auxiliar as crianças/alunos a inserirem-se melhor no ambiente escolar,  potenciando o seu comportamento, o seu relacionamento com os colegas e adultos bem como uma maior capacidade de resposta à exigência escolar.
Realizamos todos os anos a avaliação destes projetos para gradualmente melhor ajustarmos a realização dos trabalhos aos propósitos de cada um.
Mais uma vez a Junta deliberou dar continuidade às propostas pedagógicas e verificará a melhor forma de acomodar no orçamento de 2019 a resposta financeira à exigência do programa que mobiliza mais de dez técnicos qualificados na docência e na psicologia e mais de quatro centenas de alunos entre os 3 e os 10 anos bem como mais de setenta docentes.












































Trabalhos

 

Como referimos, outubro começou com a apresentação pública do projeto “Guarda Sem Desperdício”, para a qual também foi necessário o apoio dos trabalhadores do setor exterior.
Contudo, como é habitual, as últimas semanas do mês foram dedicadas ao maior cuidado dos cemitérios da Freguesia; e, no próprio feriado prestámos a colaboração possível.
O terreno contíguo ao cemitério/Capela da Póvoa do Mileu também foi alvo de maior limpeza... Corte de vegetação intrusiva realizado noutras zonas urbanas como: Bairros do Torrão e Pinheiro, Galegos e Catraia dos Galegos, Malmedra, Lameirinhas, Av. Cidade de Salamanca, R. da Fontinha e Águas Santas. Aqui, repusemos piso asfáltico com o apoio do Município.
Para além desses espaços da cidade, foi limpo o caminho rural entre o Rio-Diz e o Alvendre, passando pelo Carapito de São Salvador.
A colaboração solicitada pela Associação Empresarial da Guarda - NERGA foi também direcionada para a limpeza da área envolvente da sede, no Parque Industrial.
Houve outro tipo de colaboração: como na caminhada “Pequenos Passos, Grandes Gestos” do Movimento Vencer e Viver; e, com a Cáritas Diocesana da Guarda.
Teve início a segunda fase da obra do telheiro na Casa da Sagrada Família, acrescentando-se a parede do grelhador e do forno, inaugurados em junho.
Iniciámos a remoção e arranjo de uma “alminha” que foi encontrada caída e partida à beira da estrada entre Quintazinha do Mouratão e Monte Barro.
E, para uma sessão de esclarecimento da população dessas localidades, distribuímos uma carta/convite da Câmara Municipal.


































Notícias/Eventos

 

A cidade da Guarda foi brindada e a Junta de Freguesia convidada a participar na visita que o Exº Sr. Primeiro Ministro, Dr. António Costa, realizou à Empresa COFICAB, no dia 23 de outubro.
Foi durante uma boa parte do período da tarde que o Sr. Primeiro Ministro realizou uma visita demorada aquela empresa, que emprega cerca de quatro centenas de trabalhadores e tem, além da área de produção de cabos elétricos e eletrónicos, um Centro Tecnológico de Inovação.
No final da visita pudemos assistir, e muito nos congratulamos com tal decisão, à assinatura do contrato de incentivos fiscais que o governo português decidiu conceder ao novo investimento que a COFICAB vai concretizar na cidade, no valor estimado de 32 milhões de euros.
Destacamos das boas intervenções escutadas a observação do Primeiro Ministro de que os nossos territórios são uma boa oportunidade para o desenvolvimento de Portugal e não um fardo para o país.
Para além de felicitarmos e ficarmos orgulhosos com a presença desta unidade fabril na Guarda elogiamos aqui a Câmara Municipal e o Engº João Cardoso, principal responsável pela permanência e pela visão estratégica que tem vindo a demonstrar em prol do grupo empresarial mas, particularmente pela sua entrega à cidade da Guarda.