Editorial


Em setembro cumpriu-se o último mês do mandato autárquico, na nova Freguesia da Guarda.

Procurámos nesta nova realidade político-administrativa desenvolver a vertente da comunicação como se impõe às entidades da administração pública.

Fomos desenvolvendo e reformulando esta newsletter, o boletim informativo, o e-jornal para além do sítio electrónico e do facebook. Tivemos sempre um canal aberto para os cidadãos apresentarem também as suas reclamações.

Ainda assim estamos em crer que a grande maioria dos cidadãos desconhece estas opções de tomar conhecimento da ação da sua Assembleia e Junta de Freguesia.

Continuaremos a incentivar a vertente da comunicação e projetaremos melhorias e inovações. Ver-se-á o que é possível e desejável promover…

Quanto à newsletter apraz-nos deixar registada a permanente regularidade desde o início, em janeiro de 2015. Depois, foi o elemento informativo que mais alterações conheceu no seu percurso. E, hoje podemos antecipar que algo semelhante continuará com a mesma periodicidade mas, com alguns ajustamentos que consideramos úteis e que também resultam de alguns contributos que fomos recebendo.














Assembleia de Freguesia


A última sessão ordinária da Assembleia de Freguesia decorreu no passado 11 de setembro e teve a presença de todos os eleitos bem como dos 7 membros da Junta e ainda de dois funcionários da Freguesia.

Sendo a última sessão do mandato autárquico 2013/2017 cumpriu-se a formalidade legal; mas, fundamentalmente a reunião serviu para uma boa e agradável reunião convívio e apreciação geral do curso do mandato.

Quase todos os deputados usaram da palavra para exprimir as suas opiniões e, de um modo geral, todos deixaram o contentamento por terem tido a oportunidade de servir a Freguesia da Guarda: a nova Freguesia criada precisamente em setembro de 2013, com o acto eleitoral e após a agregação das três anteriores Freguesias existentes na cidade.

Bem-hajam pois pelo empenho que todos os deputados eleitos colocaram no desempenho das suas funções.























Trabalhos


No início de setembro concluímos a tarefa de deixar limpos os logradouros dos estabelecimentos escolares da Freguesia, de modo a iniciarem o ano letivo 2017/18 nas melhores condições.

Também concluímos algumas “pinturas urbanas”: nas Barreiras, junto ao chafariz, na Guarda-gare e na Urbanização das Covas. Fazendo-se ainda pequenos arranjos dos lavadouros públicos nos Galegos, Póvoa e Sequeira.

Na componente da limpeza urbana regressámos à Av. Francisco Sá Carneiro, ao Monte Barro, Carapito, Galegos e Sequeira… Onde, prestámos ainda colaboração à organização do Encontro de Concertinas, sob a organização da sua Associação-CSRS.

Procedemos à limpeza de dois caminhos públicos: um na Rasa e outro nas Casetas. E, à remendagem do piso betuminoso, na Póvoa e junto ao armazém da Freguesia, em Alfarazes.

Nesta localidade, retiramos os resíduos existentes numa residência particular, que colocava a saúde pública em causa.

Não foi descurada a recolha de monos, como todas as segundas. Também semanalmente realizamos os trabalhos de rega das árvores e da relva, bem como o corte desta e de arbustos.

Os preparativos, a presença e desmontagem do stand da Freguesia da Guarda na Feira Farta, ocupou todos numa grande azáfama e alegria!


















 Notícias/Eventos


Foi com grande prazer que participamos na Sessão de Inauguração Oficial da Associação de Estudantes (AE) do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque, que teve lugar no dia 14 de setembro.

Tratou-se da legalização daquela AE como Associação Estudantil, com todas as mais-valias, nomeadamente económicas, que tal acarreta.

Realçando o mérito e empenho associativo, parabenizamos a forma como os jovens desta AE aceitam os reptos, nomeadamente o lançado pela Junta para colaborarem na participação da Freguesia da Guarda, no Desfile de Carnaval passado.

Agradecendo o apoio de todas as entidades, como o Agrupamento de Escolas, a Câmara, o IPDJ e a própria Junta, o jovem António, Presidente da AE, descerrou uma placa para assinalar o momento, no salão da Escola onde estuda.