Sessão de abertura


Right click on the image to save it to your computer.


Editorial

A concretização da candidatura apresentada pela freguesia e apoiada pelo programa “Erasmus + - Juventude em ação” foi a ação mais marcante na dinâmica da freguesia. Decorreu nos dias 6, 7, 8, 9 e 10 de maio.
Pela exigência organizativa, pela envolvência de recursos humanos e materiais, pelo extenso programa, também pela oportunidade de contacto com jovens autarcas e técnicos de Espanha e ainda pelo tempo de espera entre o início de todo o processo (Outubro de 2015) e agora a materialização, foram pois longos meses de preparativos sendo, ainda assim, nossa convicção que conseguimos acolher, refletir e concluir devidamente.
Valeu totalmente a realização da candidatura.
Temos que agradecer a quem analisou e validou a candidatura e ganhamos a vontade de prosseguirmos tentando potenciar para a nossa freguesia o programa comunitário Erasmus+. ver+




https://s3.amazonaws.com/freguesiadeguarda/forumsocial.jpeg







 Deliberações

A Junta de Freguesia analisou a proposta do programa para realização do II Fórum “Ação Social nas Freguesias”.
Realizados alguns ajustamentos, foi igualmente aprovada a data: tarde do dia 18 de junho.
Foi ainda mencionada a necessidade de procurar conseguir o melhor envolvimento dos dirigentes e técnicos das associações que vocacionam a sua ação para a área social.
A par da componente teórica, o programa engloba também uma mesa redonda onde vão ser apresentadas boas práticas de outras freguesias.
Veja o programa e inscreva-se. ver+



IMG_20160523_193225



Telheiro da Cabreira
Trabalhos

Maio trouxe muita chuva! Foi necessário desobstruir sumidouros, percorrer os caminhos rurais e reabrir bueiros…
Mas, finalmente chegou um belo sol primaveril… Boas condições para o crescimento da vegetação! Para não usar herbicidas, é necessário cortar e limpar. Tal foi feito nos bairros, nos estabelecimentos de ensino e nos 7 cemitérios da responsabilidade da Freguesia.
Aproveitou-se ainda o bom tempo para semear relva em canteiros públicos e cuidar do seu crescimento. Passou-se a charrua no pomar da Freguesia e compôs-se o terreno da Horta Comunitária, preparando 32 lotes, já ocupados para serem agricultados. ver+
Continuou-se a preparar a vedação dos terrenos limpos em Alfarazes, realizando os buracos necessários para a colocação dos respetivos pilaretes.
Também se manteve o arrumo da despensa da loja social; e, semanalmente, a recolha dos monos e a limpeza do equipamento. ver+
Houve ainda oportunidade para ultimar a pintura do Telheiro Comunitário na Cabreira. ver+


Prof. Alunos da Esc.Carolina Beatriz Ângelo
Notícias / Eventos

A Junta de Freguesia agradece às docentes da EB 2,3 Carolina Beatriz Ângelo que solicitaram e utilizaram o Forno Comunitário da Sequeira.
Com os seus alunos a “meter as mãos na massa“ produziram belos “pães de ovos”.
Tratou-se de um dia bem diferente para os alunos e esperamos que outros possam também estar nesta boa iniciativa.
Cá estamos disponíveis para cooperar.
Temos muito interesse em potenciar as nossas salas dos fornos comunitários que requalificamos, também no Carapito de São Salvador e agora na Cabreira. ver+