DSC04699

DSC04677
Editorial

 

Concretizámos no dia 27 de maio o III Fórum “Ação Social nas Freguesias”

Procurámos imprimir uma marca diferenciadora à atuação da Freguesia na área social, continuando com o que vinha das anteriores freguesias mas também realizando um esforço para procurar novas formas de intervenção.

O Fórum Social corresponde à preocupação da partilha de estratégias de implementação diferenciadas entre freguesias, precisamente nesta importante área de ação política do poder local.

Apraz-nos poder afirmar que a realização das três edições correspondeu às nossas expetativas e principalmente deixou claro que a marca “Fórum social” deve ser mantida pela oportunidade da cooperação que antevemos ser uma próxima etapa a considerar, sempre com o intuito de proporcionar mais–valias aos cidadãos, rentabilizar os recursos existentes e potenciar a inovação no desenvolvimento da área da política social.

Podem ser consultados os documentos referentes às três edições e, assim acreditamos também, facilitar uma reflexão sobre o que, e como fazer nos próximos anos...























Semana Solidária 2017
Deliberações da Junta


A Junta de Freguesia deliberou aceitar e consequentemente preparar a participação no VII Congresso da Rede Nacional das Cidades Educadoras, Identicidades, e igualmente na Semana Solidária da Junta de Freguesia de Viseu.

Foram dois excelentes momentos de partilha, de frutuosa cooperação e igualmente um tempo de recolha de boas práticas.

O Identicidades juntou na Guarda cerca de 400 pessoas entre docentes, técnicos municipais e estudiosos sobre as matérias associadas à educação informal e formal.

Correspondemos ao convite do município e marcámos presença com a apresentação dos nossos projetos nas áreas da educação e sociocultural.

Também preparámos com muita satisfação a nossa presença na Semana Solidária da Freguesia de Viseu que dinamizou uma excelente ação e onde a nossa freguesia apresentou o que foi fazendo e faz neste momento bem como a reflexão que daí podemos inferir para participarmos no debate que se seguiu às intervenções de outras entidades.

Regozijamo-nos pela oportunidade e reconhecimento mas especialmente pelas boas organizações que as entidades promotoras proporcionaram às suas comunidades.




















Notícias
 

Destacamos a publicação do segundo número do e-jornal. Trata-se do boletim informativo em formato eletrónico da Freguesia da Guarda e está disponível no site bem como em suporte de papel nos balcões de atendimento.

Permitam-nos a imodéstia de o aconselhar vivamente a cada um de vós, bem como agradecemos a disponibilidade do Coordenador do Voluntariado no Hospital da Guarda, Cândido Andrade, que fez a apresentação desse seu trabalho.

Mas ainda convém mencionar os 35 anos da Associação Cultural e Desportiva de Alfarazes que aqui saudamos pelo brilhantismo do programa de aniversário e particularmente pelo percurso de qualidade interventiva que tem colocado na sua presença junto da comunidade daquela localidade e também da cidade.

Deixamos o nosso forte abraço de parabéns bem como os votos de continuado labor associativo.




20170508_150040

20170602_161632

IMG_20170518_105517

 Trabalhos


Devido ao crescimento da vegetação intrusiva e um menor número de trabalhadores, não é possível responder como desejamos à limpeza urbana; contudo, em maio percorremos: Bairros da Caixa, Pinheiro e S. Domingos; Tapada do Coelho, Barreiras, Meia-Lua, Camalhão, Torrão, Rio-Diz, Castelos Velhos, S. Miguel e Rasa; ruas Miguel Unamuno, Carvalho Rodrigues, Corredoura e Ferrinha. Correspondemos ainda à solicitação da Associação de Surdos e de escolas.

Cuidámos de espaços verdes: na Urbanização das Covas onde temos um pequeno pomar; e, em pequenos relvados, onde mantemos o corte e a rega.

Com o destroçador de bermas limparam-se vários caminhos rurais e estradas pavimentadas: junto ao Canil, R. do Outeiro, Rasa, Galegos, Barreiras e Póvoa.

Continuamos a lavagem e remendagem de tanques públicos, entre outros pequenos arranjos, como em S. Miguel, onde se criou uma zona de estacionamento. Imprevisível é a exigência do trabalho iniciado em Alfarazes, para levar água aos chafarizes!

Quando o tempo não permitiu realizar trabalho externo, continuamos a organizar os armazéns e arquivos, bem como a manutenção das máquinas.

Mantêm-se os trabalhos mais demorados na execução: requalificação do Forno dos Coviais-de-Baixo e alargamento da R. do Calvário.

Colaborámos no desfile académico com a cedência de duas viaturas com motorista.