Editorial
No sentido de valorizar um melhor aproveitamento das terras, com aptidão agrícola, e apresentar uma nova vertente de intervenção na área social, a junta de freguesia tomou a decisão de procurar terrenos com água e próximos do centro da freguesia, para iniciar o trabalho das “hortas urbanas”. Quem sabe, no futuro, poderemos criar a marca “Hortas da Guarda”…
Quis a amabilidade de uma família guardense auxiliar o propósito da freguesia e, a título gratuito, cedeu umas boas e bem localizadas parcelas de terreno, bem no centro, do centro da freguesia!
Com a terra e cerca de vinte cidadãos interessados – mas, aceitamos mais - fomos também bem sucedidos na obtenção da indispensável colaboração do IEFP, que dará um apoio técnico fundamental para o bom andamento dos trabalhos, os quais já se iniciaram com a lavra da terra. ver+
Veremos nos próximos meses se conseguimos aprofundar e alargar esta decisão da freguesia e fazer com que a mesma possa ser assumida por mais cidadãos e outras organizações.
Aliás, lançamos daqui um forte pedido de apoio para que esta, por ora intenção, efectivamente se concretize com êxito.
Noticias
Dois destaques nos apraz registar no mês de março, distinguindo claramente a nossa cidade…
Um dos acontecimentos, de ampla divulgação nacional, foi o Corta Mato Nacional do Desporto Escolar e Federado que trouxe à cidade mais de mil jovens e atletas, que cobriram de um bonito colorido o Parque Urbano do Rio-Diz, verdadeiro cartão de visita da Guarda. ver+
Depois, no Dia Internacional da Mulher, uma excelente iniciativa protagonizada por uma entidade muito empenhada e a quem temos o gosto de prestar colaboração. Referimo-nos à extensão da Guarda do MVV da LPCC que, com a “Quinta das Palmeiras” dinamizou um “almoço solidário” onde foram sorteadas telas pintadas na V Caminhada "Pequenos Passos Grandes Gestos", no mês de Outubro/2014. ver+
Trabalhos
 Com a chegada da primavera, é ver as ervinhas crescer onde por vezes não nos agrada que cresçam… Não é fácil corresponder a todas as necessidades, do devido asseio urbano, no que à limpeza das mesmas é merecido.
Ainda assim, realizámos limpezas no largo dos Mercados do Bairro de São Domingos; na zona envolvente do forno da Sequeira, com a substituição de uma árvore seca, por outra; e, de forma vigorosa, no Bairro da Fraternidade, nas Lameirinhas.

Destaque ainda para a instalação, com os nossos próprios recursos humanos, de circuitos de rega semiautomática com aspersores, na Rasa e Águas Santas, em pequenos canteiros, antes ou entretanto relvados. Para além do amanho da terra num pequeno pomar da Freguesia, na Urbanização das Covas. ver+
Eventos
No dia 14 de Março reabriu o Mercado Municipal da Guarda, após obras de requalificação; e, foi unânime a opinião de que vendedores e compradores estão mais confortáveis, podendo melhor exercer as suas actividades.
As obras realizadas enquadram-se na “Requalificação Urbana e Paisagística do Arco Comercial da Guarda”, cuja próxima fase será a recuperação da fachada do mercado.
 ver+
Deliberações da Junta
Como já antecipámos, a importante decisão, praticamente materializada, foi a criação das hortas comunitárias. Houve depois uma procura de terrenos que se adequassem aos critérios definidos. Para esta intenção, devemos considerar aqui o melhor apoio e colaboração do IEFP da Guarda, a quem cumpre uma palavra de agradecimento.
Também tomamos a importante decisão de iniciar os trabalhos que conduzirão ao alargamento do Cemitério da Guarda-Gare. Solicitámos ao município a elaboração do projecto e concretizámos a primeira diligência de análise aos terrenos, a qual resultou na sua adequação para o fim apresentado.