Editorial

Bem-vindo à segunda newsletter da Freguesia da Guarda.
O mês de janeiro ficou decididamente marcado por dois momentos que enfatizamos: os símbolos heráldicos da nova Freguesia da Guarda e a decisão de abrir um concurso para melhorar os principais cursos de água que atravessam a Freguesia - rio Diz e rio Noémi -, bem como as suas margens.
Por outro lado, queremos ressalvar que continuamos a verificar um bom ritmo de utilização do Espaço do Cidadão e do Balcão do Município, com múltiplas potencialidades/serviços que interessam ao cidadão e evitam uma “subida” ao centro da cidade. Nunca é demais convidá-lo a visitar e utilizar estas duas novas e importantes valências ao seu dispor.
Notícias

Apresentamos (no cabeçalho) o novo Brasão da Freguesia da Guarda.
A legislação define que os símbolos heráldicos da nova freguesia devem respeitar o essencial dos que estavam em vigor em cada uma das anteriores que lhe deram origem. (ver+)
Este processo teve início em novembro/dezembro de 2013.
Em 2014, foram apresentadas à votação dos fregueses três sugestões (ver+) e a que obteve maioria foi enviada para a Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses, recebendo parecer favorável. Também foi aprovado por unanimidade na última Assembleia de Freguesia a 20 de dezembro. 
Já durante a elaboração desta newsletter, no corrente mês de fevereiro, foi publicado em Diário da República; e, paracompletar o processo, será dado conhecimento à Direção Geral das Autarquias Locais.
Trabalhos

Em 2015 continuamos presentes em várias tarefas: a limpeza urbana que temos vindo a efetuar em vários Bairros, as obras de melhoria das condições de utilização dos tanques, a poda de algumas árvores…(ver+)
Estamos a melhorar a oferta existente no forno comunitário da Sequeira e a finalizar as obras de requalificação da Capela do Cemitério da Estação. (ver+)
Por ocasião do nevão na cidade correspondemos à solicitação do município e tivemos uma equipa a colaborar na remoção da neve nos principais arruamentos. (ver+)
Eventos 

No dia 6 de Janeiro, “Dia de Reis”, cantaram-se as Janeiras, encerrando a “Guarda Cidade Natal”. Afreguesia cooperou e participou nesta iniciativa que animou a cidade e, mais uma vez, trouxe as pessoas e a dinâmica associativa para a rua. Estivemos no “Aconchego do Natal”, apoiamos a degustação “Sabores do Mundo"(ver+) e, por fim, estivemos no espetáculo “Aqui estou à Vossa Porta”,que decorreu no Teatro Municipal da Guarda. (ver+)
Deliberações da Junta

A junta de freguesia despoletou em janeiro o procedimento concursal que conduzirá à concretização da limpeza, manutenção e recuperação das galerias ripícolas do rio Diz e rio Noémi na área administrativa da freguesia. Pois, no final de 2014 foi aprovada a candidatura apresentada pela freguesia a um programa inserido no plano de desenvolvimento rural e que vai permitir a valorização ambiental das margens e do leito daqueles dois importantes cursos de água.