Editorial

Agradecemos a preferência pela leitura da primeira newsletter da Freguesia da Guarda. Com uma periodicidade mensal, vai ficar registado o que consideramos mais relevante na dinâmica da intervenção da Junta e de outras entidades da Freguesia.
Neste início de ano, vamos salientar o que, em 2014, reputamos de mais importante.
A newsletter agora, o site e o facebook há cerca de meio ano, e outras soluções já pensadas, correspondem a um anseio e uma obrigação: comunicar consigo.
A sua colaboração é decisiva. Dê-nos pois o seu contributo, a sua opinião e a sua crítica. Manifeste-se.
A Junta de Freguesia apresenta aos cidadãos residentes na Freguesia da Guarda votos solidários e fraternos de um bom ano de 2015.

Notícias

No ano que agora terminou, a Freguesia da Guarda noticiou e foi motivo de notícia.
Lançou o seu site, onde a primeira notícia publicada recordou a cerimónia de tomada de posse dos órgãos da Freguesia: Junta e Assembleia.

Seguiram-se muitas outras, das quais queremos salientar as que deram a conhecer a grande preocupação social de todos os fregueses que colaboraram quer como voluntários, quer com donativos nas diversas Campanhas de recolha de alimentos, nos supermercados que solidariamente participaram. Também no sentido de servir cada vez melhor quem mais precisa, a Loja Social da Freguesia -“Mão Amiga”- foi remodelada e esteve presente na Feira Social do “Aconchego de Natal”.
Lembramos ainda a participação dos fregueses nas Caminhadas realizadas “À volta da Freguesia”, nas quais, para além da possibilidade de conhecer/dar a conhecer percursos na Freguesia, se gerou grande convívio entre eleitos e eleitores
.
 
ver +

Eventos

Um dos eventos mais relevantes do ano 2014 ocorreu no dia 19 de novembro: inauguração do Espaço do Cidadão e dos balcões da CMG e do SMAS, com a presença do Secretário de Estado para a Modernização Administrativa e do Presidente do Município. A sua importância deve-se ao facto de, desde então a população da freguesia, que não reside no centro da cidade, beneficiar de uma vasta rede de serviços no espaço de atendimento da sede deliberativa da Freguesia, localizado na Guarda-gare. Os serviços públicos disponíveis no Espaço do Cidadão são muitos: alteração de morada; certidões de registo civil, predial e comercial; renovação da Carta de Condução; envio dos documentos para a ADSE, etc. Por outro lado, o balcão do município integra os serviços da CMG e do SMAS, onde os cidadãos podem pagar água, ramais, refeições escolares, componente de apoio à família, entre outros.

 ver +

Trabalhos

Foram muitos os trabalhos realizados no último ano: para além da limpeza de ruas/caminhos, espaços públicos, envolventes de Escolas, bem como pequenas reparações no interior destas, foram feitas intervenções maiores em alguns cemitérios e concluiu-se o ringue da Quintazinha do Mouratão.

Há ainda trabalhos em execução, visto necessitarem de mais tempo/recursos para se concluirem: telheiro comunitário com forno, na Cabreira, recuperação da Capela do cemitério da Estação e remodelação de espaços interiores (atendimento e gabinetes) das sedes (executiva e deliberativa) da Freguesia.

ver +

Deliberações da Junta

No início de Setembro de 2014, a Junta de Freguesia da Guarda reuniu com os dois Agrupamentos de Escolas sedeados na sua área geográfica (Sé e Afonso de Albuquerque) para, nos Jardins-de-Infância (JI) a eles pertencentes, apoiar a lecionação das áreas disciplinares das Expressões Físico/Motora, Musical e Corporal/Dramática através da docência semanal, por professores das três áreas referidas. A proposta foi muito bem recebida, tendo-se iniciado a sua concretização pouco tempo depois de começar o ano lectivo.
Trata-se da maior aposta orçamental da Junta, correspondendo à deliberação de alocar a este projeto de apoio ao ensino pré-escolar, grande parte do IMI urbano recebido.