Editorial


Abril é o mês da comemoração da revolução que trouxe aos portugueses a liberdade e a oportunidade de construírem um país mais desenvolvido com um regime político baseado na democracia.

Os cidadãos votam nas opções políticas que os partidos propõem; e, podem e devem ter uma maior participação nos temas de interesse para a comunidade.

Outro grande ganho foi o Poder Local que se configurou na Constituição da República Portuguesa "como um poder ao nível do poder central".
E o Poder Local facilitou uma maior participação dos cidadãos nos diversos patamares estabelecidos, garantindo no exercício das suas funções uma maior consciencialização cívica e trazendo para suas localidades um outro modelo de crescimento e desenvolvimento.
O ano de 2019 comemorou o quadragésimo quinto aniversário do 25 de abril e na nossa cidade a Câmara Municipal promoveu, em articulação com outras entidades associativas, um conjunto de iniciativas que envolveu uma sessão solene comemorativa, torneios desportivosinauguração de algumas obras, reunião plenária do Conselho Municipal de Juventude, espetáculo com Kátia Guerreiro, comemorando também a abertura do Teatro Municipal.

Uma particularidade que é também uma singularidade da nossa Freguesia!... Este ano, as comemorações - para além do facto de termos um novo Presidente da Câmara Municipal Dr. Carlos Chaves Monteiro - tiveram na sessão solene uma homenagem a uma cidadã guardense que foi, tão só, a primeira mulher portuguesa a exercer o direito de voto: Carolina Beatriz Ângelo de seu nome.
Estiveram connosco a sua neta e a investigadora Maria Antonieta Garcia que nos sensibilizaram para a vida de participação cívica desta cidadã, médica de profissão e militante pelas causas da República.
Carolina Beatriz Ângelo nasceu e estudou na Guarda e é um exemplo de orgulho para a nossa cidade.



    











































Junta de Freguesia


A lei enuncia e nós pronunciámos a realização da primeira Assembleia de Freguesia do ano de 2019 durante o mês de abril.

Concretizámos a reunião no dia 29 de abril e a sessão decorreu como é habitual na Sala de Conferências da Sede Deliberativa da Freguesia localizada na Guarda-Gare.

Socorrendo-nos ainda da lei e na presença dos 19 deputados eleitos esta sessão contempla obrigatoriamente a apreciação e votação do relatório e contas do ano transato e ainda o inventário do património da Freguesia.

A sessão decorreu sob a presidência do Sr. Peres de Almeida duas deputadas secretárias, Helena Ravasco e Catarina Santos, e ainda de dois funcionários: Celeste Neves e Pedro Monteiro.

Como sempre os líderes de cada uma das bancadas marcaram presença e intervieram nos pontos principais da ordem de trabalhos. Referimo-nos a Pedro Narciso pela coligação "Guarda em Primeiro", Fábio Pinto do PS e Rui Baia pelo PSD.

No decurso da reunião o tema dos assuntos de interesse para a Freguesia mereceu uma "boa dose" de intervenções, porquanto subsistem algumas carências que demoram a sua resolução.

Os pisos de alguns arruamentos, os passeios, a rede de transportes públicos, o estado de conservação de algumas localidades da Freguesia, são normalmente aflorados nestas Assembleias.

Depois, são também pretexto para o uso de palavra os acontecimentos e iniciativas das várias organizações da Freguesia.











































Notícias/Eventos


Em cada mês são múltiplos os eventos que vão acontecendo na nossa Freguesia. Uns protagonizados pela Junta, outros organizados por Associações e outras entidades; mas, todos eles convergem no intuito de "provocar" a participação e o envolvimento dos cidadãos nessas mesmas iniciativas possibilitando oportunidades de contacto com experiências diferentes do quotidiano.
Do mês de abril destacamos duas ações que merecem o nosso realce para esta newsletter.
A apresentação pública da VI edição da FIT  ocorreu a 1 de abril e foi também o último ato público do Presidente Álvaro Amaro, entretanto candidato a deputado ao Parlamento Europeu, que suspendeu as suas funções de Presidente da Câmara Municipal da Guarda.
Trata-se de uma Feira com pergaminhos na nossa região e muito importante para a nossa cidade.
Uma outra iniciativa que marcou também o mês de abril foi a ação sobre "cozinha sem desperdício"que decorreu sob a orientação do aluno Jorge Amarelo da ESTH do IPG. Esteve connosco no Forno da Sequeira e aí desenvolveu os conhecimentos adquiridos no seu percurso formativo e na formação ministrada com o outro parceiro do Projeto "Guarda sem desperdício": a Circular Economy.
Os formandos foram cerca de 15 jovens que assimilaram os conhecimentos transmitidos na área do bom e melhor aproveitamento dos "restos" de comida.









































Trabalhos


No início de abril reunimos com todos os que quiseram ter um talhão na horta comunitária da Freguesia: para esclarecer questões de funcionamento, bem como a execução de trabalhos de preparação das novas sementeiras e arranjo de novos talhões, correspondendo a novos pedidos.
Mantivemos a sempre exigida limpeza urbana em diversos locais: Carapito, Cabreira, Bairro de São Domingos, Carreiras Velhas, Rasa, Sequeira, Alfarazes, parte da rua Ferrinha e Rio-Diz.
Também realizamos arranjos, dentro das possibilidades da Freguesia, como aconteceu no Bairro do Pinheiro e na Guarda-Gare, com pequenos remendos nos passeios e a colocação de pedras em falta.
No tempo da Páscoa redobramos o cuidado que vamos observando nos cemitérios; e, cremos ter deixado o melhor possível, para quem por estes dias revisita familiares entretanto desaparecidos.
Como é usual, demos a colaboração solicitada pelos estabelecimentos de ensino, desta vez com transporte: de crianças do JI do Bairro da Luz ao Parque Zoológico de Gouveia e de mesas de ténis, entre as escolas de São Miguel e a Secundária da Sé.
Recolhemos lenha para o forno comunitário da Sequeira, onde decorreu uma sessão de "cozinha sem desperdício", no âmbito do projeto "Guarda sem Desperdício".
Num dos dias de bastante chuva destas semanas -14, 15 16 e 17-, aproveitamos para o arrumo dos armazéns e operações de manutenção das máquinas.