Viagem da Freguesia ao Rio Douro


IMG_20170706_142131


IMG_20170706_144623_1


IMG_20170706_164455_1

Editorial

 

Realizámos em julho o término das atividades dos diversos ateliers que vamos tendo em funcionamento na freguesia, nomeadamente o projecto da ginástica sénior, pintura, bordados e ainda o grupo de cantares.
Organizámos uma visita à cidade da Régua e principalmente viajámos num comboio especial pelas lindas e fantásticas paisagens do Douro vinhateiro.
Uma particularidade da ação final deste ano prendeu-se com a possibilidade dada a outros cidadãos para se inscreverem e beneficiarem de um dia diferente.
Foi em ambiente muito familiar e cordial que 5 autocarros rumaram à Régua, no passado dia 6 de julho, num total de mais de 200 participantes.
Saímos cedinho para aproveitar o que a Régua tem para mostrar, descontrair um pouco e almoçar antes de entrarmos no comboio especial que nos levaria até ao Pocinho.

Durante a viagem, sempre acompanhada pelo rio Douro, observam-se bonitas paisagens moldadas pelos homens e mulheres que se dedicam a produzir o melhor vinho do mundo: o vinho generoso do Douro mais conhecido por vinho do Porto.
Estamos em crer que o passeio foi do agrado geral das pessoas que se quiseram associar e foi aliás um boa forma de dizer obrigado a todos aqueles que participam nas actividades que vamos proporcionando a uma população mais idosa.
Mas, desejamos que na "nova época" mais cidadãos seniores possam associar-se ao que já está em funcionamento e outras atividades possam também merecer a atenção de mais pessoas. Venham daí sugestões e que aqueles cidadãos que têm competências numa ou noutra área partilhem esse conhecimento com quem quer aprender um pouco mais ou simplesmente exteriorizar o seu gostinho pessoal.

O verão está aí e o calor marca presença... Nesta época, apelamos ao maior cuidado com a vegetação que cresce e coloca em perigo habitações e outros equipamentos.

Por outro lado também não é muito correcto o menor cuidado que se nota com a deposição de lixos e outros detritos junto dos contentores.

Cabe a cada um de nós cidadãos zelar por aquilo que também é nosso.



Ampliação do Cemitério da Guarda-Gare


2

Torneio Inter-Freguesias de Futebol de 7
Junta de Freguesia

 

Na reunião ordinária da Junta de Freguesia foi deliberado dar continuidade à preparação do processo que conduzirá à abertura do procedimento concursal para realizarmos a obra correspondente ao alargamento do cemitério da Guarda-gare.
Recordamos que o gabinete técnico da Câmara Municipal desenvolveu o projecto de arquitectura e as especialidades correspondentes e, agora, com a colaboração do nosso técnico de contas, também ele técnico superior numa Câmara Municipal, estamos a ultimar os preparativos para lançarmos o concurso da primeira fase das obras que compreenderá a realização dos muros e do sistema de drenagem das águas superficiais e profundas.
Trata-se de uma obra que se torna indispensável ter o seu início porquanto o cemitério actual tem a sua capacidade quase esgotada, não dando já para o próximo mandato autárquico.


Por outro lado, a Junta de Freguesia entendeu também associar-se ao torneio de futebol inter-freguesias que a Câmara Municipal organizou; e, necessariamente foi adquirido um equipamento desportivo e convidados vários jogadores para representar condignamente a nossa freguesia.





3



20




3





Trabalhos

 

Em julho realizamos o balanço dos “trabalhos planeados” para o 1º Semestre do ano: continua em execução o alargamento da R. do Calvário; e, a obra de alargamento do cemitério da Guarda-Gare não foi iniciada. Contudo, cumprimos o restante planeado: início da reorganização dos armazéns, preparação da Horta Comunitária para a nova época de cultivo, execução da 1ª fase da obra no forno dos Coviais de Baixo, conclusão da vedação e plantação de árvores de fruto nos terrenos da Freguesia em Alfarazes, as quais cuidamos semanalmente... Com a mesma regularidade, a limpeza urbana, esteve e estará presente todo o ano: nos Bairros/Ruas, nas áreas verdes/canteiros sob a nossa responsabilidade, em Associações (como o Clube de Basquetebol e a ACG, em julho), nos sete cemitérios da Freguesia… Do mesmo modo, a limpeza dos caminhos rurais foi e continua a ser uma constante. Também todas as semanas é feita a recolha de monos e a manutenção dos equipamentos e viaturas do trabalho exterior da Freguesia.

Para além de se manterem todos estes trabalhos, em julho foi necessário rever a conduta de água que abastece os chafarizes de Alfarazes, já antes substituída!

Prestou-se colaboração à realização de pão no forno da Sequeira e aos Campos de Férias da Escola 2,3 de São Miguel e dum Centro de Estudos. Também apoiamos o Clube Equestre da Guarda, quer com a refeição feita na Guarda, quer com o arranjo de caminhos rurais por onde passou a peregrinação. E, na Quintazinha do Mouratão auxiliamos à preparação dos festejos.





20292988_2006205226072347_3429232152087104081_n



20265061_2006205166072353_8851766648379617019_n

 Notícias/Eventos

 

Participámos com muita satisfação no 37º Festival de Folclore da cidade, organizado pelo Centro Cultural da Guarda.
Esta iniciativa, que já faz parte do verão da nossa cidade, decorreu no dia 22 de julho, na noite de sábado; e, num local da nossa freguesia muito aprazível para este género de eventos: a Alameda de Santo André.
O espectáculo durou quase duas horas e envolveu a participação de 4 Ranchos folclóricos sendo um da cidade espanhola de Salamanca e os outros dois de Póvoa do Varzim e de Penafiel.
A Junta de Freguesia aqui deixa uma palavra de agradecimento à direção do Centro Cultural, pela boa organização do festival e particularmente pelo empenho e desenvolvimento do conjunto de actividades que tem vindo a proporcionar aos cidadãos da nossa freguesia, sendo mesmo uma referencia ímpar do bom desenvolvimento da actividade cultural da nossa cidade.