3


2
Editorial


Agosto é o mês das férias, das festas e do reencontro com os familiares, amigos e ainda a redescoberta dos lugares.
Mas em agosto continua o trabalho e, infelizmente, acrescenta-se a tragédia dos incêndios que este ano atingiu uma dimensão inaudita!
Fica a nossa palavra de superior reconhecimento e agradecimento a todos aqueles que lutam contra este drama que compromete a paisagem e o futuro das novas gerações.
Em agosto os bombeiros da nossa cidade celebram o seu aniversário e apagaram em 2017 as 141 velas de existência.
A Junta de Freguesia da Guarda esteve presente e foi brindada com um agradecimento especial.
Somos agora patronos de uma ambulância pelo apoio e colaboração que demos à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Egitanienses.
É a nós, e em nome da nossa comunidade, que compete e incumbe dizermos obrigado pelo esforço profissional do bem servir dos nossos voluntários.






IMG_20170825_163418
Deliberações da Junta de Freguesia

 

Na reunião de agosto a junta de freguesia deliberou dar sequência a duas obras.
Viabilizámos a continuidade da intervenção no forno comunitário dos Coviais de Baixo com a aceitação do projeto da colocação da chaminé e da placa identificadora desenvolvida pelo Rui Miragaia e Rogério Renca, dois cidadãos do nosso concelho.
Foi igualmente analisado e aprovado todo o trabalho realizado até agora para podermos desenvolver o procedimento concursal que conduza à importante obra de ampliação do cemitério da Guarda-Gare.
É um esforço muito grande para a estrutura financeira da Freguesia, mas também uma efectiva necessidade!




IMG_20170811_100605



IMG_20170831_111156
Trabalhos 


Em agosto demos apoio aos tradicionais festejos do mês: nos preparativos e limpeza para as Festas de N. Srª dos Remédios, N. Srª do Mileu e na Quintazinha, onde também se realizaram pequenas obras.

Efetuaram-se pequenos arranjos no edifício do Centro Cultural e Social de São Miguel, onde funcionam diversos serviços.

Conforme sugestão de um cidadão, pintámos a grade e o muro, que já havíamos limpo, de proteção do Chafariz nas Barreiras, procedendo também à lavagem dos três tanques aí existentes.

Mantiveram-se os trabalhos de limpeza urbana e cortou-se a vegetação das bermas nos caminhos urbanos e rurais.

Retomou-se a limpeza nos cemitérios da Estação, Sequeira, Quintazinha/Monte Barro, Mileu e Alfarazes/Srª dos Remédios.

E, prestes a iniciar-se o ano letivo 2017/18, foi necessário regressar aos logradouros dos Estabelecimentos de Ensino: JI de Alfarazes, EB1 do Rio-Diz, B. da Luz e Guarda-gare, e Escolas Secundárias da Sé e Afonso de Albuquerque.






IMG_20170826_125859


IMG_20170826_121828

 Notícias/Eventos

 

Participamos nas actividades organizadas pelo Núcleo da Guarda da Liga dos Combatentes comemorativas do seu 93º aniversário.

Momento alto desta comemoração foi a sessão solene realizada junto ao monumento aos que pereceram na I Grande Guerra situado no Jardim José de Lemos bem no centro da cidade.

Ali usaram da palavra os responsáveis da Liga e do Núcleo da Guarda e ainda do Presidente da Câmara Municipal que garantiu para breve a construção do monumento alusivo aos militares falecidos na guerra do ultramar.

Registamos também com agrado a homenagem realizada aos cidadãos do distrito que honraram a Pátria no decurso das guerras do ultramar.

Ficou igualmente disponível à população até ao dia 15 de outubro, no futuro museu de arte sacra, uma exposição alusiva ao reinado de D. Dinis.

A Junta de Freguesia prestou também a sua colaboração com o apoio para a aquisição de uma exposição alusiva à evolução da bandeira portuguesa.