GEDC0522




GEDC0534

Editorial

 

Concretizámos em junho a II edição do Fórum “Ação Social nas Freguesias”.

Em relação à primeira edição, em 2015, introduzimos pequenas alterações centrando o programa na troca de boas práticas, o que veio a revelar-se uma decisão acertada.

A finalidade principal da(s) política(s) social(s) são as pessoas, cada um dos cidadãos que carece de algum apoio mais ou menos prolongado.

Assim, a intervenção dos poderes, central e local, reclama uma maior ponderação na tomada de decisões e muito deve aprender-se na lógica da cooperação, no conhecimento recíproco e fundamentalmente, perceber e compreender as opiniões e as práticas daqueles que no dia-a-dia laboram nas intervenções sócio-comunitárias.

Eis, pois, o principal desiderato do Fórum Social que tem o intuito de conjugar e convocar as práticas e os princípios teóricos da ação social possível nas Freguesias.

Enquanto preparamos a III edição veja aqui como decorreu a de 2016.







Passeio praia fluvial 023





 



 Gabinete de Informação e Encaminhamento Jurídico


Notícias/Eventos

 

Ao cair o mês de junho realizámos na Praia Fluvial de Aldeia Viçosa, o encontro dos cidadãos que aderiram à atividade do projeto “Ginástica Sénior” sob orientação técnica da docente Joana Ferreira e que funcionou durante os últimos 9 meses.

Foi uma excelente jornada de convívio entre os 80 participantes que semanalmente e em locais diferentes da freguesia frequentaram as sessões de atividade física.

Veja aqui como decorreu e a partir de setembro/outubro esperamos voltar a encontrar todos eles nos seus bairros a conviver e a “mexerem-se” com a professora Joana. Pretendemos também alargar esta “oferta” a outros locais da freguesia.

 

A Junta de Freguesia da Guarda aceitou o desafio da ANAFRE e da Ordem dos Advogados e aderiu ao Gabinete de Informação e Encaminhamento Jurídico.

A partir do mês de junho, os cidadãos da Freguesia podem deslocar-se a um dos balcões da Freguesia, por via eletrónica ou por telefone e realizar uma marcação, para na segunda-feira seguinte, terem acesso a uma consulta com um jurista.

Trata-se de um serviço de apoio jurídico, com o objetivo de aconselhar, apoiar e encaminhar os cidadãos na tomada de decisões perante situações em que o direito é convocado.

Veja aqui mais informações sobre este apoio jurídico, do qual podem ser benificiários os cidadãos com menores recursos financeiros. Mas, recorde-se que ele não substitui o trabalho efetivo de um advogado, caso se justifique, após o aconselhamento no Gabinete da Junta de Freguesia.









GEDC1669



Assembleia de Freguesia

 

Decorreu no dia 29 de junho a sessão ordinária da Assembleia de Freguesia da Guarda.

Agradecemos a colaboração do Grupo Desportivo e Recreativo das Lameirinhas que cedeu a sua sede para realizarmos a sessão aberta à participação do público.

No ano do quadragésimo aniversário das primeiras eleições locais - 12/12/1976 - queremos levar as sessões para mais próximo dos cidadãos, para verem, ouvirem e também usarem da palavra apresentando sugestões e observações críticas.

Veja aqui mais informações…







IMG_20160629_160554




Horta Comunitária





IMG_20160625_121020

Trabalhos

 

A principal tarefa dos colaboradores da freguesia, durante todo o mês de junho que conjugou condições meteorológicas propícias ao crescimento de ervas daninhas, foi cortar essa vegetação agreste no conjunto dos bairros, vias e também nos diversos caminhos rurais: da estrada Quintazinha/Monte Barro às Lameirinhas, passando pelos cemitérios (recomeçamos na Sequeira e Guarda-Gare)… Verificando-se que as roçadouras, diariamente ao serviço, não conseguiam abarcar a extensão da Freguesia, adquiriram-se duas novas, dois sopradouros e um destroçador de bermas; este equipamento, julgamos poder auxiliar muito a limpeza urbana e dos caminhos rurais.

A própria recolha semanal dos “monos” tem incluído os arbustos restantes dos cortes dos jardins particulares.

E, porque queremos uma Freguesia “verde” mas, cuidada, mantemos diariamente o trabalho de jardinagem: rega e corte de relva de canteiros, para além da preparação da terra noutros, passíveis de também relvarmos.

Procuramos ainda dar o acompanhamento necessário às “Hortas da Guarda”: horta comunitária da Freguesia.

Continuámos igualmente a limpeza e o arranjo (pequenas obras e pintura), dos tanques/lavadouros públicos: na Póvoa do Mileu, Quintazinha do Mouratão e Sequeira. Aqui a obra alargou-se ao fontanário. Também na Cabreira se tratou de limpar as pedras e a envolvente do chafariz. Nesta localidade, e conforme planeado, pode dizer-se que finalmente está pronto o telheiro com forno comunitário! Venha a ligação da água para estrearmos a obra… (ver+)

Não queremos ser exaustivos mas, temos de referir a colaboração com os festejos dos “Santos do Bairro”, que animaram o mês dos Santos populares na nossa cidade! (ver+)