GEDC1704


GEDC1696


GEDC1699


Editorial

 

Momento muito importante e marcante para a população da freguesia da Guarda foi o que realizámos no dia 16 de julho com a assinatura do Contrato Cidade entre a freguesia e o município.
O documento mencionado teve a assinatura dos presidentes do município, Álvaro Amaro, e da freguesia, João Prata que, na oportunidade, usaram da palavra e explicitaram as razões de tão importante e marcante, voltamos a reiterar, momento de presença do município e da freguesia.
O Contrato Cidade foi acordado e construído entre as duas entidades procurando encontrar uma resposta que rentabiliza recursos, partilha de responsabilidades e sempre na ótica de melhor servir a população.
O Contrato Cidade transfere competências e verbas do município para a freguesia nomeadamente na regularização dos caminhos rurais e um apoio inicial para a ampliação do cemitério da Guarda-Gare.
Até ao final do mandato a freguesia receberá cerca de 40 mil euros sendo que 15 mil são ainda transferidos em 2016.
Com muito contentamento destacamos este acontecimento no mês de julho que vai facilitar a ação da freguesia e libertar o município daquelas responsabilidades.
A cerimónia de assinatura do documento decorreu na sede da freguesia com a presença de várias dezenas de cidadãos, entre os quais, a maioria dos eleitos na Assembleia e Junta de Freguesia.




IMG_20160713_112339



Festas de "fim de ano" nos JI da Freguesia
Deliberações da Junta

 

A junta de freguesia na sua reunião mensal de julho foi informada do reinício dos importantes trabalhos de limpeza e manutenção das galerias ripícolas dos rios Diz e Noémi, na área administrativa da nossa freguesia. Os trabalhos são visíveis na zona da Quintazinha do Mouratão e felicitamos a empresa que está a executar a importante tarefa de devolver aos cursos de água outra dignidade.
Recorda-se que este trabalho tem de estar concluído até dezembro de 2016 e envolve um custo de cento e vinte mil euros subsidiados quase na íntegra pelo programa comunitário PDR ao qual a junta de freguesia se candidatou e obteve o apoio pretendido.
Procedeu-se ainda à avaliação das atividades de apoio pedagógico lecionadas nos JI com o apoio financeiro da freguesia. Destaca-se o continuado grau de satisfação dos docentes envolvidos no processo, bem como o das próprias crianças: como tão bem o demonstram as festas do final de ano… A Junta pretende assim continuar este apoio até ao final do mandato.






Sequeira / Guarda-Gare




IMG_20160707_075648




IMG_20160722_085922




Trabalhos

 

No mês de julho fizemos um balanço positivo dos trabalhos planeados para o 1º semestre e planeamos os do 2º…
Assim, apesar de em julho completarmos nova limpeza dos 7 cemitérios a cargo da Freguesia, já estão planeadas obras de manutenção antes do próximo dia 1 de novembro: se o tempo o permitir, procuraremos dar mais atenção aos cemitérios da Guarda-Gare e Póvoa; pois, neste mandato já realizámos importantes arranjos no Carapito, Monte Barro/Quintazinha e N. Srª dos Remédios.
Outra tarefa planeada para os finais de agosto-setembro é a limpeza na área exterior dos Estabelecimentos de Ensino, sempre que solicitada pelas direções dos Agrupamentos. O que já aconteceu em julho na Escola Secundária da Sé, para cortar a vegetação agreste que cresceu em redor dos edifícios.
Em julho, estes trabalhos de limpeza foram uma constante nos bairros da cidade, bem como nas principais vias de ligação, no seu interior e na conexão com as áreas rurais. E, conforme planeado, de acordo com as condições meteorológicas, queremos manter as condições de circulação nos caminhos rurais.
A limpeza e arranjo de tanques foi outra preocupação em julho: no Rio-Diz, Quintazinha e Póvoa, procedemos ao esvaziamento, fizemos a limpeza e remendamos as fugas de água; para além do arranjo das áreas contíguas. (ver+)
Continuamos diariamente com os trabalhos de corte de relva, arranjo de arbustos e rega nos muitos pequenos canteiros da Freguesia, iniciando-se a preparação de terrenos para ajardinar oportunamente. E, mantêm-se os trabalhos de apoio à horta comunitária, bem como os cuidados exigidos pelo pomar da Freguesia.






Assinatura de Autos de Consignação








Notícias/Eventos

 

Em boa hora a freguesia e a cidade tiveram conhecimento da decisão do município em desenvolver algumas obras de repavimentação de duas dezenas de arruamentos, entregar a remendagem de buracos nas ruas da cidade a uma empresa privada e o início próximo das obras de requalificação/modernização de dois importantes espaços públicos: o Jardim José de Lemos e o Parque Municipal da cidade.

Trata-se de uma intervenção que é saudada, por exemplo pelos residentes nos 20 arruamentos a pavimentar, e aguarda-se que no próximo ano possam também outros arruamentos serem sujeitos a obras de melhoria dos pisos e dos passeios.