Editorial


Destacamos do mês de março ainda o Carnaval e o Projeto "Guarda Sem Desperdício" - GSD.
O desfile foi no dia 3 de março e posteriormente realizámos uma sessão de avaliação com os principais colaboradores e responsáveis pela preparação da participação da Freguesia na edição de 2019.
Também com a centena e meia de "figurantes" consideramos importante realizar uma jornada de convívio que foi aproveitada para relembrar o Dia da Árvore e as ações inseridas no projeto apoiado pelo programa "JUNTAr", no âmbito da Economia Circular.
Foi um piquenique nos terrenos da Freguesia em Alfarazes e aí foram apresentados os agradecimentos bem como as propostas que ainda temos de implementar no quadro da candidatura sob a designação GSD.
A formação, a distribuição de compostores, as ações de sensibilização junto da comunidade escolar, a comemoração do dia do ambiente e a Disco Soup, como última atividade deste projeto, constituem-se como um excelente desafio para a Freguesia mas também para as Associações com quem pretendemos operacionalizar a maior parte das ações.
















































Junta de Freguesia


Em março demos início ao programa "Caminhe com a Freguesia, que compreenderá a realização de quatro/cinco caminhadas até ao final do Verão.
É um programa que  leva já vários anos de desenvolvimento na Freguesia da Guarda e comporta a participação de algumas centenas de cidadãos nas caminhadas que vamos promovendo.
Normalmente optamos por realizar percursos na Freguesia, nas serras e localidades do nosso distrito mas também promovemos caminhadas noutras paragens fora do distrito.
Aliás, este ano temos prevista a concretização de uma caminhada na Serra do Gerês.
A primeira caminhada de 2019 foi direcionada para as terras de Figueira de Castelo Rodrigo, na Freguesia de Almendra, onde pudemos percorrer cerca de uma dezena de quilómetros e olharmos as bonitas paisagens do rio Douro e sua envolvente.
A primeira caminhada foi organizada em colaboração com a Comissão de Festas de São Miguel que promove em 2019, os festejos do Arcanjo de São Miguel, padroeiro da Guarda-gare.
Com referência ao número de pessoas interessadas houve a necessidade de recorrer ao aluguer de um outro autocarro pois caminharam cerca de uma centena de pessoas dos 7 aos 77 anos!
Estão pois de parabéns os mordomos da Festa de São Miguel pela mobilização alcançada.

Contamos também consigo nas próximas caminhadas, pois em cada uma são novos amigos que ganhamos, reforçamos a condição física, vencendo a inércia habitual ao exercício físico e conhecemos paisagens, monumentos e a boa natureza que bafeja o nosso país, em particular as nossas terras.

Veja aqui as caminhadas já previstas para a edição de 2019 do programa "Caminhe com a Freguesia".





































Notícias/Eventos


No decurso do mês de março testemunhámos a realização do I Sarau de Ginástica, promovido por uma nova entidade associativa que tem a orientação da Professora Elvira Matos. Tratou-se da primeira apresentação pública, que encheu por completo o salão de convívio da Escola Secundária Afonso de Albuquerque - ESAA.

O Sarau gímnico contou com a presença de um clube de ginástica da Cidade de Castelo Branco que participou com 35 jovens ginastas.

Foi uma noite muito rica em sonoridade e excelentes exercícios de ginástica, protagonizados pelos alunos da docente mencionada que tem tido uma brilhante participação cívica em atividades atinentes à sua formação académica.

Este mês destacamos ainda a organização da exposição de pintura da Professora Graciana Cruz que decorreu na sala de conferências da Freguesia na Guarda-GareEsta exposição foi organizada pela Professora Goretti Caldeira da ADOT que promoveu um programa de visitas merecedor do maior elogio, porquanto conseguiu atrair várias dezenas de jovens e menos jovens das escolas, centros de estudo e ateliers séniores existentes na Freguesia.

Deixamos o nosso agradecimento à qualidade das obras expostas e uma palavra de estímulo para que continuem a aparecer e a expor os cidadãos da Guarda que tenham vontade em partilhar com a comunidade os seus dotes.



















































Trabalhos


O mês de março começou com o Carnaval... Após o que foi necessário desmontar os elementos decorativos das viaturas, limpar, arrumar... E, voltar aos trabalhos usuais.

Mas, a grande novidade do mês veio a 11 de março, com o início do funcionamento do biotriturador adquirido pela Freguesia no âmbito do projeto GSD. Toda a vegetação cortada desde então - nos caminhos rurais, nos estabelecimentos de ensino e noutras limpezas urbanas -, bem como a recolhida por solicitação de fregueses, passou a ser triturada e transformada em estilha. A qual, junto com a borra de café recolhida junto de bares, constitui a matéria orgânica que passou a ser incorporada nas caldeiras das árvores dos pomares da Freguesia, reduzindo a quantidade de desperdício e utilizando-o para aumentar a produção de alimentos/fruta, conforme previsto nos objectivos do GSD.

Nas Escolas, para além da limpeza dos logradouros preparámos ainda uma pequena horta pedagógica.

Prestámos também apoio no transporte dos jovens ginastas de Castelo Branco que participaram no I Sarau Gímnico da Academia de Ginástica na ESAA.

Colaboramos igualmente com a Cáritas Diocesana da Guarda, no transporte de mobílias e eletrodomésticos para cidadãos com essas carências.

Concluímos a lavagem e limpeza dos tanques da Freguesia, dando uma atenção especial aos da Quintazinha do Mouratão, os quais arranjamos/remendamos.

Os 7 cemitérios sob a responsabilidade da Freguesia são outra preocupação: fez-se limpeza e acerto de sepulturas. E, também aqui os esforços se direcionaram particularmente para o cemitério da Guarda-gare onde se concluiu a obra respeitante à melhor interligação entre a parte antiga e a mais recente.

Finalmente, os trabalhos em execução na horta comunitária foram outra constante.  de Freguesia.