Caminhe com a Freguesia ...

Editorial

 

Portugal evoca em Abril a liberdade, enquanto valor condutor da Sociedade e a democracia, enquanto sistema político do governo de uma comunidade que, em 1974 e no dia 25/04, soube aderir em força e com o cravo como símbolo maior, ao golpe militar. E… fez–se a revolução.

A nossa Freguesia comemorou estes 42 anos com uma justa e honrosa homenagem a dois ilustres cidadãos, que bom uso deram ao valor da liberdade: António Almeida Santos, jurista e político, e Evelina Coelho, pintora, natural do Concelho, fazem agora parte da toponímia da nossa cidade. (ver+)


Portugal fez uma revolução pacífica em 1974, realizou eleições livres em 1975 e  depois, em 1976 aprovou a Constituição da República Portuguesa e votou-se nas primeiras eleições para o Poder Local.(ver+)


Mas sentir o “sabor da liberdade” é também o que a Junta vos propõe. Inscreva-se nas caminhadas da Freguesia (aqui).








14ª Semana


Trabalhos

 

Abril, águas mil!

O aforismo aplicou-se este ano porquanto choveu em quantidade, bem maior do que é suposto, mesmo para o mês em causa!


Com maior pluviosidade e subida da temperatura resultaram menos dias de trabalho efetivo e crescimento da vegetação que, em meio urbano, não nos agrada e carece de corte.


A referência principal dos trabalhos do quarto mês reporta-se ao desbaste e limpeza dos baldios de Alfarazes que consumiu quase 4 semanas de trabalho e pouco tempo sobrou para outras tarefas. Mas valeu bem a pena e hoje olhar o antes e o depois deve ser um estímulo para quem possa ter terrenos com vegetação excessiva. (ver+)







IMG_20160421_232602


Assembleia de Freguesia

 

Realizou-se a primeira sessão da Assembleia de Freguesia de 2016.

A Sessão do mês de abril é direcionada para a análise e votação do Relatório de Contas de 2015 e ainda a verificação do Inventário do Património da Freguesia.

Realçamos mais uma vez que a sessão decorreu na sede de uma Associação - em Alfarazes, a quem muito agradecemos a hospitalidade – e com a presença de muitos populares que puderam também anotar as suas observações.

Pode aceder aos documentos, às fotografias e ao relato breve das sessões no site da Freguesia. (ver+)











IMG_20160407_175649


Notícias / Eventos

 

A Junta de Freguesia congratula-se pelo início dos trabalhos da Re-Food na nossa cidade.

Realce para os cidadãos que quiseram e souberam construir este projeto e, depois, operacionaliza-lo.

A principal missão de Re food é o apoio alimentar com o recurso às refeições sobrantes nos restaurantes que queiram aderir ao programa.

A Re-food/Guarda é mais um importante interlocutor para apoiar e alargar a perspetiva de apoio social na freguesia. (ver+)

 

Realizou-se o III Encontro Ibérico dos Orçamentos Participativos na Cidade de Ponta Delgada.

Foram 3 dias de debate e conhecimento de outras formas de envolver os cidadãos no governo das suas comunidades.

Escutaram-se boas ideias de cidades do Brasil, do México, do Chile e de Espanha, mas regista-se com agrado que alguns municípios portugueses apresentaram igualmente registos muito importantes de práticas de democracia participativa. (ver+)