FIT 2019
















Editorial

 

A VI edição da Feira Ibérica de Turismo  (FIT) marcou o mês de maio, pela envolvência organizativa, pela participação entusiasta da população e das centenas de pessoas que se encontram nos stands e que vêm de fora para dar um bom passeio pela nossa cidade.

Também a Freguesia da Guarda participou na FIT com a boa colaboração do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), que disponibilizou o seu stand para também apresentarmos o projeto no âmbito da Economia Circular, “Guarda Sem Desperdício”, que tem vindo a decorrer desde o verão do ano passado.

Agradecemos ao IPG, parceiro neste projeto, e particularmente a presença do Senhor Ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, que na sua visita à Feira esteve igualmente junto à nossa “banca do projecto” inteirando-se do que estamos a concretizar.

Houve ainda uma Ação de "Cozinha Sem Desperdício", com um aluno e um Professor da Escola Superior de Turismo e Hotelaria do IPG, no showcooking da Feira; com o objetivo de aprender a realizar verdadeiras ementas, com valor nutritivo, a partir de muitos produtos alimentícios que costumamos deitar para o lixo.

Também podemos falar de uma boa surpresa com as Ações de “Compostagem em Casa”, pois que temos tido todas as turmas de formação sempre preenchidas, com cerca de 20 cidadãos que aprendem a utilizar o kit de compostagem.

De destacar que após as formações, lecionadas por alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão  do IPG, sob orientação do Professor Jorge Gregório, é oferecido aos formados um compostor para o exterior e um pequeno contentor para a cozinha.






















































Junta de Freguesia

 

O processo eleitoral  é sempre uma exigência para as Juntas de Freguesia. Acresce essa exigência quando ainda temos na nossa Freguesia 23 Assembleias de Voto.

As eleições europeias trouxeram algumas novidades na sua organização e também por isso na Freguesia obrigaram a algumas alterações.

Por um lado a elaboração dos cadernos de recenseamento por ordem alfabética, depois o número de eleitores por assembleia de voto, de 1000 para 1500, obrigaram-nos a alguns ajustamentos, nomeadamente o encerramento das escolas do Bomfim, Santa Zita e Bermudes concentrando esses eleitores no edifício da Câmara Municipal e na Escola Augusto Gil.

Não obstante a fraca participação eleitoral registamos algumas dificuldades na compreensão destas alterações.

Na Guarda-Gare e por razões atinentes às condições de acessibilidade e mobilidade considerámos vantajosa a alteração do local da EB1 da Guarda-Gare para o Centro Escolar da Sequeira, que claramente reúne as melhores condições para os atos eleitorais.

Procedemos a uma comunicação para todos os eleitores da Freguesia, cerca de 12 mil caixas de correio, e ainda recorremos aos jornais semanários da cidade.

Mas, ainda assim reconhecemos os constrangimentos causados a muitos cidadãos que podem agora, e até ao dia 5 de agosto, solicitar na Junta de Freguesia a mudança de local para o exercício do voto nas próximas eleições, legislativas no dia 6 de outubro.

Não hesite e faça essa diligência se pretende votar num local que seja da sua maior conveniência.





































     

4


Trabalhos

 

A limpeza urbana continuou a marcar o desempenho das semanas em maio: Alfarazes, Galegos, Catraia dos Galegos, B. da Caixa, urbanizações da Corredoura, Castelos Velhos e Alves Bandeira, rua do Ferrinho, praceta Cristóvão, logradouro do Centro de Saúde da Guarda-Gare, Póvoa de Mileu e adro da respetiva Capela.
Correspondemos também a várias solicitações de limpeza dos recreios escolares: Jardins-de-Infância, Escolas do 1º Ciclo e Escola 2,3 de S. Miguel, ficaram prontos para as brincadeiras dos alunos.
Houve ainda diversos pedidos de diferentes entidades: limpamos canteiros na sede do NERGA; aqui, a Casa da Sagrada Família realizou um desfile para o qual transportamos e arrumamos cadeiras vindas da Escola da Sé; estivemos presentes no torneio de canoagem do Desporto Escolar, no Caldeirão; transportamos espólio do Professor Madeira Grilo, das Freixedas para a nova Sede da Federação Distrital dos Bombeiros; cedemos a viatura à Associação ACTIVA de desporto adaptado; transportamos e montamos o palco, entre outros equipamentos, para o Festival de Folclore, organizado pelo Centro Cultural da Guarda, na Praça Velha; cedemos duas viaturas com motorista para o desfile académico; colaborámos com o transporte de famílias para um jantar do projeto de “fortalecimento familiar”; prestamos o nosso serviço à Cardiologia da ULS/Guarda, que organizou uma atividade a propósito do mês do coração; transportamos móveis para a Associação dos Amigos do Museu participar na 4ª edição do SIAC; transportamos alunos do Centro Escolar da Sequeira e Escuteiros da Guarda-Gare; a própria Caminhada organizada em parceria com o NDS, em Aldeia Viçosa, necessitou de outro fim-de-semana de trabalho!
Foi arrumada e preparada a Casa do Povo dos Galegos, para que se inicie a sua obra de requalificação; na mesma localidade, foi limpo o respetivo tanque.





Bombeiros


Bombeiros


1º Festival ALTAmente de Patinagem


1º Festival ALTAmente de Patinagem



Notícias / Eventos

 

Realçamos com muita satisfação e o nosso penhorado reconhecimento a duas atividades que marcaram o mês de maio na Freguesia.
Desde logo a inauguração da nova Sede da Federação de Bombeiros do Distrito da Guardaque aconteceu no dia 10 de maio. A nova sede fica localizada na rua D. Dinis, em pleno centro histórico da cidade.
Mas para além da sede destacamos a homenagem que foi realizada ao Professor Madeira Grilo com a abertura de exposição permanente e numa sala dedicada à sua pessoa, à sua obra e à sua participação cidadã. Um exemplo que bem merece ficar perpetuado, mostrado e ligado a todos os cidadãos jovens e menos jovens da nossa Freguesia. Parabéns pois à Câmara Municipal que apoiou, incentivou e realizou todas as obras para a requalificação do edifício.
Outro destaque do mês foi o Festival de Patinagem organizado pelo NDS no passado dia 4 de maio e que manteve durante roda a tarde o pavilhão de São Miguel repleto de cidadãos a assistir a um conjunto de exibições de muitas dezenas de jovens e crianças que praticam esta modalidade. Fizeram-no com muito agrado e aplauso dos presentes. Observámos ainda com satisfação a presença e atuação do campeão no mundial de patinagem que é português e deliciou os presentes com uma excelente demonstração.
A Guarda tem desde o ano passado uma secção de patinagem a funcionar no NDS e para além das duas dezenas de praticantes está aberta à inscrição de mais crianças e jovens. Felicitamos o bom arrojo desta IPSS da nossa Freguesia.