Ass.Desp.Cult. de Alfarazes


GEDC1300
Editorial

A área social da freguesia apresentou um claro robustecimento e diversificação na sua intervenção.
O programa PEPAL auxiliou e muito a uma qualificação e estruturação do trabalho que vinha sendo bem concretizado, porquanto há um recurso humano qualificado permanente na freguesia.
Com a realização da 1ª reunião da Comissão Social de Freguesia demos um passo importante para que se imprima uma dinâmica diferenciadora e mais assertiva na conceção, implementação e concretização das políticas ativas de apoio social que, esperemos, sejam exactamente concebidas nas próximas sessões da CSF.
Um bem-haja muito forte pela disponibilidade evidenciada por todos os participantes e o desafio para que conjuntamente possamos devolver sorrisos, ações e desafios onde devem estar; em cada uma das pessoas que momentaneamente os possam ter algures deixado esquecidos. ver+






IMG_1150






2016
Notícias e Eventos

Mais uma vez foi necessário procedermos à recolha de alimentos para a Loja Social “Mão Amiga“. Com a boa adesão de um grupo de voluntários, alunos da Escola Secundária AA e do NDS, foi possível, concretizar a recolha de alimentos durante dois fins- de- semana: 12 e 13 de março 19 e 20, nos supermercados Pingo Doce e Intermarché.
Agradece-se às pessoas que quiseram colaborar e a título informativo acrescentamos que em março foram organizados cerca de 50 cabazes alimentares para outras tantas famílias.
Deixamos algumas imagens desses dois fins-de-semana, em que os jovens voluntários merecem também um especial agradecimento. ver+

Por altura da Páscoa e numa boa organização da freguesia e melhor acolhimento da “ideia” por parte das Escolas do 1º CEB foi possível dinamizar o atelier itinerante “Páscoa Criativa”.

Aliou-se o bom desempenho e conhecimento do formador Fernando Rui, ao entusiasmo das crianças e docentes e com o aproveitamento de materiais recicláveis foi possível construírem a(s) sua (s) prenda(s) de Páscoa: mais de 500!
Dessa iniciativa pode verificar também o excelente documento informativo produzido. ver+



IMG_20160322_164021



Poda na Quintazinha do Mouratão



Limpeza



Limpeza de canteiros na Rasa


Tanque Póvoa do Mileu
Trabalhos

O mês de março foi tempo de Páscoa, exigindo a limpeza dos 7 cemitérios da Freguesia.

Aproveitou-se essa interrupção para responder a pedidos de Escolas: limpeza do exterior dos JI do Bairro do Pinheiro e de Alfarazes, do Centro Escolar da Sequeira e da EB1 do Espírito Santo, podando as suas árvores. Apoiou-se a limpeza de vidros na EB1 de Alfarazes.

A poda de árvores foi uma preocupação, sendo também realizada na Aldeia de Crianças SOS, na R. do Povo, das Camélias, dos Amores e respetivo Largo, na zona do Rio–Diz e do Pinheiro, no Mileu, Quintazinha do Mouratão e Monte Barro.

Com a chegada da primavera, o corte da vegetação agreste é outra tarefa necessária: junto a prédios e na proximidade de vivendas no Bairro Nª Srª dos Remédios; nos canteiros contíguos à estrada do Rio–Diz e na Rasa.

Da mesma forma, nos baldios de Alfarazes, iniciou-se a limpeza dos pinhais da Freguesia com bastante mato; para o que, a aquisição do novo trator se revelou uma mais-valia.

Nos caminhos rurais efetuou-se desbaste de alguma vegetação, regularizando, remendando e acentuando valetas: no Zambito, nascente do Rio Diz, junto às eólicas, na Cabreira, Quinta das Terras e entre os Galegos e o Monte Barro, num dos extensos caminhos rurais da Freguesia.

Com a colaboração de 2 estagiários do IEFP – a quem agradecemos –, relvaram-se canteiros na R. do Povo. Com um investimento avultado, instalou-se aí rega semiautomática e deu-se início ao arrelvamento de canteiros na R. Francisco Pissarra de Matos.

Procedeu-se ainda a limpezas do espaço urbano: no ringue polivalente da Guarda-gare, na Urbanização do Rosmaninhal e do tanque público da Póvoa do Mileu. Aqui, para além limpeza da vegetação agreste e dos restos da lenha do “madeiro” no Largo da Capela, houve ainda pequenas obras de recuperação do muro envolvente.

Ultimou-se a arrumação da dispensa de apoio às duas lojas sociais da freguesia. ver+




GEDC1093
Deliberações da Junta

A Junta de Freguesia quis homenagear e agradecer a participação no Concurso para a escolha do novo logótipo da Freguesia da Guarda a cada um dos 40 participantes.
Para esse efeito e com um excelente resultado final, pelo trabalho concebido e realizado pelos colaboradores da freguesia, foi possível “construir” uma exposição na sala de conferências do balcão da Guarda – gare.
Durante três semanas a exposição ficou disponível ao público e a sessão de abertura (ver aqui) teve a presença de alguns dos participantes e mais alguns cidadãos que se associaram a este momento importante na consolidação da imagem da Freguesia da Guarda.