I Edição do Orçamento Participativo da Freguesia da Guarda


I Jogos Florais da Freguesia da Guarda



Editorial

Este primeiro quadrimestre dedicamo-lo, e com muita satisfação, à comemoração das quatro décadas do poder local democrático.

O mesmo fizemos com as iniciativas do Orçamento Participativo e dos Jogos Florais cujo tema genérico foi o Poder Local.
A intenção, nestas duas iniciativas, foi também permitir a boa participação dos cidadãos e perpetuar com os seus trabalhos uma "leitura" sobre o desenvolvimento das nossas comunidades.

Não conseguimos a participação desejada mas ainda assim daremos oportunamente uma resposta aos que entenderam apresentar os seus trabalhos, até às datas limites fixadas no mês de março.

Numa próxima edição ter-se-á o cuidado de melhorar a divulgação deste género de ações de modo a que mais pessoas sejam sensíveis aos temas e possam dar "asas" aos seus saberes.






IMG_20170306_120524

Deliberações da Junta


Na reunião de março da Junta de Freguesia foi acordada a realização, no final do mês de maio, da terceira edição do Fórum "Ação Social nas Freguesias".

Esta iniciativa segue o mesmo modelo organizativo da edição anterior e foi escolhido o tema do Envelhecimento Ativo para um painel específico.


Outra importante decisão prende-se com a aquisição de mais de cem árvores de fruto para serem plantadas nos terrenos de Alfarazes, propriedade da freguesia. Esta tarefa apenas vai ser concretizada em abril.


Depois da limpeza dos terrenos que realizámos no ano anterior e agora com a sua vedação e preparação, a plantação das árvores permitirá uma franca melhoria das condições daqueles hectares de terreno e agora com uma finalidade mais útil do que existia até agora.





IMG_20170317_202948



IMG_20170312_123206



Notícias / Eventos
 

Não é usual utilizarmos esta secção para apresentar iniciativas da Junta de Freguesia mas, com a sua benevolência, deixamos uma última palavra de gratidão às associações que auxiliaram a organizar a participação da freguesia no Desfile de Carnaval. Para esse fim optamos por um singelo agradecimento em forma de uma refeição de convívio com todos os que efetivamente colaboraram em tão exigente tarefa.


A outra iniciativa é também um apelo para que os cidadãos auxiliem a Loja Social "Mão Amiga" com a entrega de alimentos, roupas, calçado, brinquedos e mobiliário.


Fizemos em março uma nova recolha de alimentos em duas unidades comerciais que mobilizaram mais de vinte voluntários entre jovens e adultos e aqui deixamos um sincero agradecimento pela sua disponibilidade e a garantia que durante mais alguns meses podemos continuar com o apoio às famílias carenciadas que nos procuram.




IMG_20170317_112918


IMG_20170310_111007


IMG_20170317_120144


IMG_20170321_160409

 

Trabalhos


Durante o mês de março mantiveram-se as habituais limpezas urbanas: varredura, corte de vegetação agreste, poda de arbustos… Nos canteiros, taludes, passeios, arruamentos… Em Monte Barro, Quintazinha, Sequeira, Urbanização das Covas, Bairro do Pinheiro, Bonfim, Barreiras, Av. Cidade de Salamanca e R. Duque de Bragança.

Nos estabelecimentos de Ensino: JI e EB1 do Bairro do Pinheiro; JI da Póvoa do Mileu.

Nos 7 cemitérios da freguesia, antecipando o crescimento da vegetação.

Com a subida da temperatura foi necessário cortar, regar e arranjar os pequenos relvados sob a responsabilidade da freguesia, nomeadamente junto ao Forno da Sequeira, no Largo dos Amores, na Rasa e nas ruas Francisco Pissarra de Matos, dos Restauradores e do Povo.


A limpeza dos caminhos rurais foi outra constante e, com o apoio do município no âmbito do “Contrato Cidade”, desbloqueámos, cortando vegetação, regularizando o piso e melhorando a drenagem das águas pluviais, em Monte Barro, Quintazinha, Alfarazes, Cabreira, Carapito e das Barreira ao matadouro, bifurcando para os Galegos.


A preocupação com a condução das águas pluviais levou ainda a colocar manilhas, em valetas antes de terra batida, no Monte Barro; e, na Póvoa do Mileu, colocando-as com saída de água para a aproveitar na rega.


Outras pequenas obras ocuparam os trabalhadores: nos tanques do Monte Barro e Galegos, num passeio da Guarda-gare e próximo das piscinas.

(ver +)