Editorial

Em abril comemorámos o 43º aniversário da “chegada” da Democracia a Portugal; e, na Guarda, para além da bonita sessão da Assembleia Municipal Jovem tivemos inaugurações marcantes de algumas obras, também elas necessárias para a boa fruição dos cidadãos do espaço urbano.

Como foi dito na sessão de Assembleia Jovem é no fazer acontecer e realizar que está o grande ganho que a democracia proporciona.

Eis o desafio para todos os dias…



20170406_114752

20170404_110445


IMG_20170428_095708


GEDC2421

Trabalhos


No mês de abril foi grande a preocupação ambiental

Preparou-se o terreno da freguesia em Alfarazes e plantaram-se cento e vinte árvores. Agora é a vez da rega semanal, para que possamos ver futuramente os frutos!


Também para o “bom ambiente urbano”, realizaram-se os trabalhos necessários ao retomar da produção agrícola na Horta Comunitária e reuniu-se com os cidadãos interessados num lote.


Regamos ainda as árvores da Av. da Estação e S. Miguel, bem como a relva dos diversos canteiros sob a nossa responsabilidade, procedendo ainda ao seu corte.

O cuidado urbano com o corte e limpeza da vegetação intrusiva manteve-se em várias zonas residenciais da freguesia…


Outra tarefa de limpeza foi a de alguns tanques e lavadouros públicos: Bairro da Luz, Póvoa, Quintazinha, Sequeira e Galegos.


Não se descurou a limpeza dos caminhos rurais, nomeadamente em Monte Barro; nem os pequenos arranjos: colocando uma grelha em Alfarazes e preparando e fixando bancos à entrada do Centro de Dia da Sequeira.


Mas, o mês de abril ficou marcado por uma obra maior: início da requalificação do Forno Comunitário dos Coviais de Baixo; obras que continuarão em execução nos próximos meses...





GEDC2371

GEDC2387


Notícias / Eventos
 

Realizámos a segunda reunião da Comissão Social de Freguesia da Guarda (CSF).


Foi no dia 18 de abril entre as 21h e as 23h30, cerca de 30 cidadãos, representantes de 15 associações, estivemos reunidos para conhecer os resultados da reunião anterior e principalmente para analisar em dinâmica de grupo duas temáticas: “O alcoolismo" e "O envelhecimento activo”.


Com referência a estes dois temas foram suscitadas várias sugestões para um plano de ação conjunta.


Este trabalho da CSF é muito importante e reconhecemos que mais passos decididos são necessários pois ainda estamos numa fase muito inicial do efetivo trabalho desta Comissão. 















 

Assembleia de Freguesia


No dia 27 de abril realizou-se a sessão ordinária da Assembleia de Freguesia (AF), que teve como ponto principal da ordem de trabalhos a análise e votação do relatório e contas referente ao ano económico de 2016.


O relatório de gestão foi aprovado com a maioria dos votos dos deputados tendo sido registadas algumas abstenções.


No decurso da reunião outros temas foram abordados nomeadamente a importância da comemoração do 43º aniversário do 25 de abril e ainda do dia 1 de maio.


Igualmente foram abordados temas associados à dinâmica da freguesia, como sejam as obras que vão sendo desenvolvidas, algumas falhas detetadas e também sugestões para a melhoria das condições de vida dos cidadãos.


Foram ainda aprovadas duas moções apresentadas pelo deputado da CDU sobre a transferência de competências e a revolução de abril.


Um deputado do PS apresentou também um "voto de pesar" pelo falecimento do Dr. Mário Soares, que registou um voto maioritário dos deputados presentes na sessão.