DSC04198



DSC04325



Editorial

Se janeiro foi o mês da apresentação da revista dos 40 anos do Poder Local e da Gala de Homenagem aos autarcas e funcionários das freguesias nesse período de tempo, já o mês de fevereiro obrigou a um esforço redobrado para preparar a participação da freguesia com as associações, no Desfile de Carnaval do domingo gordo.

Apraz-nos registar e aqui deixamos uma palavra de reconhecido obrigado aos colaboradores da Junta e particularmente às associações que aderiram e “puseram” de pé o nosso contributo com o desfile de 130 pessoas, onde estiveram mais 28 freguesias, que deliciaram a população e os visitantes que encheram as ruas e a Praça Luís de Camões aos milhares, para presenciar o julgamento do galo e depois provaram a boa canja feita com os miúdos do bicho.

O júri decidiu e concedeu a boa graça de ter considerado o nosso carro como merecedor do 1º prémio a par da Castanheira e das Panoias; mas, o principal prémio é mesmo a festa e a diversão do Carnaval na Guarda que ganhou e fez ganhar os bons sorrisos de todos…










Deliberações da Junta


Na reunião do mês de fevereiro a junta de freguesia analisou três propostas de orçamento para a realização da 1ª fase das obras de requalificação do forno comunitário dos Coviais-de-Baixo.

Esta fase comporta genericamente a cobertura, a consolidação das paredes e das duas fornalhas que integram o forno comunitário.

Ficou deliberado marcar uma reunião com o proponente da proposta que apresentou um valor mais baixo para continuar os procedimentos usuais e que conduzirão brevemente ao início da obra.






IMG_20170206_120043




IMG_20170209_163401

Trabalhos
 

A incerteza do tempo atmosférico marcou o início de fevereiro, facilitando a opção pela arrumação/ reorganização dos armazéns, particularmente do que se localiza em Alfarazes.
Ainda no princípio do mês, foi feita a vistoria final do projeto de limpeza das galerias ripícolas dos rios Diz e Noéme.


O trabalho nos caminhos rurais - desbaste da vegetação dos taludes, limpeza e regularização das valetas, abertura de bueiros, condução das águas pluviais e intervenção no piso -, foi uma constante, tendo o apoio financeiro da CMG.


Também nas urbanizações da cidade se realizaram operações de limpeza, arranjo de passadeiras e regularização de passeios. Nos Galegos cuidou-se do chafariz, do tanque público e do Centro de convívio. Limparam-se os fornos comunitários. No Cemitério da Póvoa deu-se atenção às torneiras. No JI de Alfarazes auxiliámos a comunidade escolar a preparar uma horta.


O “engalanar” do carro da Freguesia para o desfile de Carnaval exigiu a participação de todos… Justos merecedores do Prémio!





16406454_1868297886751461_1624446932524985682_n




16426108_1868298036751446_234276987388740501_n



 

Notícias / Eventos


Foi com satisfação que a Junta de Freguesia recebeu o convite e participou no Sarau Recreativo organizado pela Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque.


O grupo de jovens que dirige a Associação de estudantes proporcionou no dia 3 de fevereiro uma noite muito agradável com atividades recreativas protagonizadas pelos alunos das escolas do Agrupamento Afonso de Albuquerque.


Música, Teatro, Magia e Dança fizeram as delícias dos novos e menos novos que encheram por completo o salão de festas.


A Junta de Freguesia congratula-se por esta excelente iniciativa e estimula estes jovens e outros a fomentar estas atividades.