Editorial

 

Partilhamos com muita satisfação, e após quase dois anos, a escritura pública do terreno e do edificado correspondente ao forno comunitário e anexos sediados nos Coviais de Baixo em favor da Freguesia da Guarda.


Cumprido o objetivo inicial acresce ainda, e já em nossa posse, uma proposta de projeto de requalificação de todo o edificado cuja materialização queremos ainda iniciar no presente mandato autárquico.


Poucas são as freguesias que têm cinco fornos comunitários como os que tem a nossa freguesia.

Interessa pois que em dois deles possam acontecer obras de melhoria e, com o conjunto dos cinco, possamos conseguir uma valorização sócio-económica e maior uso dos mesmos por parte da população.












Deliberações da Junta de Freguesia


Depois de aprovado o programa de ações do 40º aniversário sob as primeiras eleições locais, na Assembleia de Freguesia do mês de setembro, foi a vez da Junta de Freguesia preparar a sua operacionalização pública e aprovar o convite do Professor Cândido de Oliveira para que no dia 29 de novembro possa moderar uma conversa/debate público sobre a importância das freguesias no âmbito do poder local e no desenvolvimento.

Para esta sessão, aberta ao público, vamos convidar os ex-autarcas eleitos desde 1976 nas três freguesias que deram origem à Freguesia da Guarda.




IMG_20161024_115017


IMG_20161020_150219

IMG_20161001_180212


IMG_20161031_143247

Trabalhos

 

Com o apoio financeiro da CMG continuamos nos caminhos rurais a regularização do piso, o corte da vegetação agreste, a limpeza e o afundar de valetas, a abertura de boeiros e a colocação de frezado para evitar buracos e permitir melhor tráfego de pessoas e viaturas.


Também continuamos a limpeza urbana

Para além das ruas e bairros, limpamos os chafarizes e tanques, nas ruas das Barreiras e Batalha Reis.

Concluímos os trabalhos solicitados pelos estabelecimentos de ensino.

Nos canteiros sob a responsabilidade da Freguesia cortamos a relva, tendo a chuva e a descida de temperatura permitido “descansar” a rega.

Apoiamos a AJTG nas Jornadas Internacionais, nomeadamente cuidando do alojamento dos seus participantes; e, o MVV, na caminhada “Pequenos passos grandes gestos”. (ver trabalhos realizados)


A tempo do dia de “Todos os Santos” equipamos a Capela do cemitério da Guarda-Gare, pintou-se interiormente a Capela do cemitério novo da Póvoa, colocaram-se colunas de granito e portão na entrada principal do cemitério da Sequeira e preparam-se os restantes 4 cemitérios da Freguesia, procedendo à limpeza da vegetação e ao alisamento da terra. Ficaram contudo por executar algumas pinturas exteriores.





III Festival das Sopas e Petiscos

14718644_1187027671336689_4855414048413358855_n




Notícias

 

A Junta de Freguesia felicita a Associação Desportiva e Cultural de Alfarazes que promoveu no dia 16 de outubro o Festival de Sopas e outros Petiscos.


O festival começou pela hora de almoço e prolongou-se até depois do jantar e durante toda a tarde foram várias dezenas de pessoas que acorreram a provar as delícias gastronómicas realizadas por um sócio de Associação que é chef num restaurante da cidade coadjuvado depois com outras senhoras associadas.


O festival decorreu nas instalações correspondentes à sede da Associação e deixamos o estímulo para que haja continuidade nesta excelente iniciativa da Associação de Alfarazes.