IMG_20170104_201516

DSC03983


Editorial

No primeiro mês do ano de 2017 a freguesia da Guarda deu seguimento ao programa de ações comemorativas dos 40 anos sob as primeiras eleições locais. Dois importantes momentos marcaram a intervenção da freguesia: o lançamento da revista e a Gala do Poder Local.


Trabalho intenso dos funcionários da freguesia, momentos exigentes mas, repletos de satisfação pelos resultados alcançados, com a preocupação de honrada e honrosamente dignificarmos e agradecermos o esforço de todos aqueles cidadãos que participaram nos órgãos das freguesias da Sé, São Miguel, São Vicente e Guarda, entre os anos de 1976 e 2013, e valorizaram a democracia iniciada em 25 de abril de 1974.


Obrigado pelo esforço e participação de todos.





Encontro com os Presidentes de Junta de Freguesia de todo o País na Aula Magna da Universidade de Lisboa


Encontro com os Presidentes de Junta de Freguesia de todo o País na Aula Magna da Universidade de Lisboa




Notícias


Sua Excelência o Presidente da República, o Professor Marcelo Rebelo de Sousa, fez questão de obsequiar as Freguesias Portuguesas, homenageando o quadragésimo aniversário das primeiras eleições locais realizadas no Portugal Democrático a 12 de Dezembro de 1976.


A convite de Sua Excelência estiveram na Aula Magna da Universidade de Lisboa mais de mil Autarcas das Freguesias Portuguesas que puderam presenciar a excelente atuação da artista Cuca Roseta e ainda duas intervenções sobre Política Autárquica do Presidente da ANAFRE, Pedro Cegonho e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.


A Freguesia da Guarda esteve representada pelo seu Presidente.
Veja este importante e marcante acontecimento valorizando todo o Poder Local e principalmente fica o nosso maior agradecimento pela generosa ideia de Sua Excelência o Presidente da República.



Foto de Município da Guarda.

Deliberações da Junta

 

Na reunião de janeiro os membros da Junta de Freguesia deliberaram dar continuidade à decisão de participação no desfile de Carnaval que o município vai promover no dia 26 de fevereiro. Entretanto decorreu a primeira reunião com as Associações interessadas em cooperar com a freguesia na organização do desfile.
A reunião ocorreu no dia 9 e teve a presença de mais de 15 associações que agora vão procurar organizar-se e desenvolver todos os preparativos necessários à melhor presença possível da Freguesia da Guarda.
Veja aqui a nossa participação do ano transato.





IMG_20170107_163745


IMG_20170117_115144


 Trabalhos


Os terrenos da freguesia localizados em Alfarazes, limpos e plantados em 2016, estão a ser vedados: colocaram-se mais de 40 pilares, chumbados no subsolo, para depois se fixar a rede.
O caminho rural que os ladeia e segue até ao Barracão, bem como outros que estão conexos, foi alvo de limpeza e regularização. O mesmo aconteceu num extenso caminho que liga os Galegos, Coviais, Quinta das Terras, PLIE e Sequeira; bem como nas estradas do Noéme de Baixo e de Cima; na da Cabreira; e, na que leva ao cemitério do Carapito.


A limpeza urbana foi outra tarefa concretizada em diversos locais: envolvente da ACG, Póvoa, Guarda-Gare, Bairros da Caixa e da Luz... Sempre que solicitado, colaborou-se no cuidado com os espaços exteriores das escolas. E, repararam-se os tanques de Alfarazes e Cabreira.
O mês de janeiro teve ainda trabalhos “extra”, começando com a arrumação dos enfeites do Natal e terminando com a organização da Gala dos “40 Anos do Poder Local”.