0


10

Editorial

 

O sexto mês do ano conheceu na Freguesia da Guarda um novo forno comunitário que, como os outros, fica disponível para toda a comunidade. Trata-se mais concretamente do telheiro comunitário localizado na Cabreira.

É uma obra que se iniciou em 2013 e teve o seu final em 2016.

Afirmamos com orgulho a existência de cinco fornos comunitários na nossa Freguesia.

Daqueles, três estão em bom estado. O dos Coviais-de-Baixo está em obra de requalificação; em Alfarazes, num futuro próximo, uma remodelação impõe-se.

No domingo 18 de junho fizemos coincidir a abertura do telheiro comunitário com a realização da primeira caminhada do ano. O final do  percurso coincidiu com a inauguração do Telheiro Comunitário. Fez-se o pão e um almoço comunitário para os habitantes e caminhantes passando-se uma boa tarde com a presença do vereador Engº Sérgio Costa.

Venham então as boas ideias para a mais valia do investimento concretizado nos fornos comunitários.



IMG_20170629_220519

IMG_20170629_220529
Assembleia de Freguesia

 

Decorreu no final do mês, a 29 de Junho, a sessão ordinária da Assembleia de Freguesia da Guarda. Foi a penúltima sessão ordinária correspondente ao mandato autárquico 2013/2017. A sessão realizou-se na sala de conferências do Centro Social e Cultural de São Miguel e compareceram 15 deputados dos 19 eleitos.

Um dos assuntos principais incluídos na ordem de trabalhos contemplava a análise e votação da primeira revisão ao orçamento para 2017.

Esta revisão orçamental foi necessária para incluir o saldo transitado a 31.12.2016 e tratou-se essencialmente de “distribuir” a verba em causa pelas diversas rubricas, com particular ênfase no plano de investimentos da Freguesia, que sofreu alguns ajustamentos e um reforço de verba, para a obra do alargamento do Cemitério da Guarda-Gare.





20170602_161632


https://s3.amazonaws.com/freguesiadeguarda/mulher.jpeg


IMG_20170516_123204
Trabalhos

 

Em junho concluímos o trabalho moroso e com  um gasto significativo, que obrigou a mais de 8/10 colaboradores além do serviço especializado de uma retroescavadora, para reparar e substituir parte da conduta que, voltou a abastecer de água os 4 chafarizes de Alfarazes.

Esta tarefa atrasou a realização de outros trabalhos, nomeadamente a limpeza urbana: corte da vegetação intrusiva, sua recolha e varredura. Ainda assim, percorremos diferentes zonas da freguesia: dos bairros urbanos às localidades rurais e respetivas vias de acesso. Iniciámos a limpeza dos cemitérios da Freguesia, na Póvoa, Sequeira e Guarda-Gare. Também na Horta Comunitária esse trabalho foi necessário, bem como rever todo o sistema de condutas de água. Correspondemos ao pedido de estabelecimentos de ensino do pré-escolar e 1º CEB. A mesma intervenção foi feita nas envolventes da Capela do Mileu, da Direção de Viação da Guarda-Gare e no logradouro da delegação do IPDJ; onde, em colaboração com o SIAC2, se prepararam os quartos e serviram os pequenos-almoços na Pousada da Juventude. Também colaboramos com os bairros da freguesia que participaram nos Santos do Bairro.

Os Fornos Comunitários foram outra grande ocupação do mês de junho! Nos Coviais de Baixo concluímos a 1ª fase das obras. Cozeu-se pão pela primeira vez no Telheiro da Cabreira. E, usamos o Forno da Sequeira para mostrar a confecção de pão e biscoitos... Também apreciados após a Assembleia de Freguesia, que decorreu nessa noite!

Em execução continua o alargamento da R. do Calvário, que agora implica a realização do muro de suporte.




20170609_183318


IMG_20170609_194456

 Notícias/Eventos

 

Junho marca o final do ano letivo e também significou o fim do primeiro ano de funcionamento do projeto "Estou atento, aprendo melhor", que a Junta de Freguesia, com cinco psicólogos, dinamizou em todas as turmas do 1ºAno de escolaridade.

Face à importância do projeto considerámos necessário proceder a uma sessão de avaliação, convidando para o efeito os docentes, os pais e os psicólogos que semanalmente se deslocaram às  turmas mencionadas.

A sessão decorreu no passado dia 9 de junho  e após um final de tarde de debate, reflexão e apresentação de resultados podemos desfrutar de uma boa refeição e convívio entre todos.

Foi com uma pontinha de satisfação que escutámos os docentes e os psicólogos...

Vamos agora amadurecer, para decidir o que fazer no futuro, face ao quadro das nossas disponibilidades financeiras.