Editorial


O mês de agosto é para muitos portugueses o tempo das férias, o tempo de rever a família, o tempo das festas e romarias populares, o tempo em que a praia e a serra convidam a todas as viagens.

É também o tempo de alguns perigos - os incêndios e os acidentes rodoviários - que constrangem muitas famílias e a nossa comunidade.

Na nossa cidade fez-se notar a agitação habitual desde o final do mês de julho até ao final do mês de agosto.

Os nossos compatriotas emigrados, os turistas e ainda as excursões têm a nossa cidade como ponto de passagem e permanência, umas horas ou mesmo alguns dias e semanas.

A par deste maior movimento tivemos o programa "Verão em Alta" organizado pela CMG, que juntou muitas pessoas da região e visitantes que aderiram às atividades de música, teatro, noite branca, sunset  e de outra índole.

Na Junta de Freguesia (JF) foi tempo de continuar, não obstante um número mais reduzido de colaboradores, as tarefas de limpeza; e, foi também tempo de iniciar a operacionalização de algumas ações mormente nos projetos educativos e ainda a preparação e concretização do Projeto "Guarda sem Desperdício" resultante da candidatura que a JF fez ao programa "JUNTAr" no âmbito da Economia Circular.

Nos próximos meses prestaremos mais notícias sobre a materialização deste projeto cuja informação pode desde já ser consultada nos documentos da Assembleia de Freguesia de Junho  e/ou no e-jornal do mesmo mês.






























Junta de Freguesia

 

Na fase final do mês de agosto reunimos com os diretores dos dois agrupamentos escolares sediados na Freguesia: Agrupamento de Escolas da Sé e Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque. Ambos com oferta desde o ensino pré-escolar até ao 12º ano de escolaridade.

As reuniões solicitadas ocorreram para apresentarmos mais detalhadamente três projetos de intervenção, em associação com as escolas que integram os dois agrupamentos.

Vamos continuar com o projeto de apoio na lecionação das áreas expressivas nos JI da rede oficial na Educação Musical, Física e Dramática.

Depois nas turmas do 1º e 2º ano de escolaridade renovamos o projeto "Estou atento, Aprendo Melhor" que tem como principal objetivo favorecer a melhor inserção em meio escolar das crianças/alunos que entram pela primeira vez no 1º ciclo e ainda para os que transitam para o segundo ano de escolaridade.

Trata-se de um programa de trabalho desenvolvido por uma equipa de cinco psicólogos que, semanalmente se dirige a cada uma das turmas e com o docente titular de turma articula a melhor intervenção, visando auxiliar a criança, no melhor ambiente escolar para uma melhor aprendizagem.

Estas reuniões serviram também para igualmente divulgarmos o projeto "Guarda sem Desperdício".

Aproveitámos a oportunidade para deixar as nossas melhores felicitações aos dois diretores que recentemente tomaram posse, para o mandato à frente de cada um dos agrupamentos.


































Trabalhos

 

No mês de agosto (semanas 31, 32, 33, 34 e 35), a Freguesia continuou os trabalhos particularmente de limpeza da vegetação intrusiva: nas Urbanizações do Pincho, Alves Bandeira e Covas, junto à Capela de Nª Srª dos Remédios, na Póvoa, Rio-Diz, Galegos, Carapito, Cabreira, Quintãzinha do Mouratão, Quintas das Terras e da Torre, Sequeira e Rua do Calvário.

A mesma tarefa foi realizada nos caminhos de: ligação do Rio Diz ao pavilhão de S. Miguel; ligação da N18 até Alfarazes; ligação entre a Rasa e o Cemitério da Guarda-gare; e ao longo das bermas do caminho pavimentado que liga Alfarazes à Srª dos Remédios.

Também nos cemitérios da Freguesia se limpou e deitou herbicida, de forma a precaver um eventual crescimento de vegetação.

Aproximando-se o início do ano letivo incrementamos a limpeza nos logradouros dos estabelecimentos de ensino: Centro Escolar da Sequeira, Lameirinhas, Póvoa do Mileu, Bairro do Pinheiro, Guarda-gare e Alfarazes, seja nos JI seja nas EB1.

Realizando o mesmo trabalho, respondemos favoravelmente ao pedido: das sedes da Associação Comercial da Guarda e do Instituto Português do Desporto e da Juventude; da Comissão de Festas de Nossa Senhora dos Remédios; e, após os festejos da Póvoa do Mileu, no adro da respetiva Capela. Colaboramos ainda no transporte solicitado pelo Movimento Vencer e Viver, a Cáritas Diocesana da Guarda e a Aldeia de Crianças SOS.

Cuidamos de um dos pomares da Freguesia e mantivemos a rotina de apoio à horta comunitária: particularmente ao canteiro sob a responsabilidade da Freguesia… E, já colhemos boas alfaces!

























Notícias/Eventos

 

No passado dia 27 de agosto foi apresentada na sede da CIMBSE, na Praça Luís de Camões frente ao edifício Sede da Freguesia, a quarta edição da Feira Farta (FF), que vai decorrer no Mercado Municipal e no largo contíguo, nos dias 22 e 23 de setembro.

A edição 2018 da FF tem como tema genérico a vinha e o vinho.

Esta feira é promovida pela Câmara Municipal em articulação com as freguesias do município e objetivamente pretende ser uma oportunidade para a mostra e venda de produtos agrícolas e de outra índole, provenientes de pequenos produtores.

Esta IV edição vai contar com mais de meio milhar de produtos e de quatrocentos e vinte pequenos produtores oriundos das diversas freguesias.

A Freguesia da Guarda também vai participar com um conjunto de uma dúzia de cidadãos e vários produtos da lavoura mas também da área urbana.

No intuito de melhor preparar a nossa participação realizou-se uma reunião na Sede da JF com todos os participantes: foram trocadas opiniões sobre a preparação e o desenvolvimento da nossa presença neste importante evento de grande proximidade entre toda a população do município da cidade e as 43 freguesias que o compõem.