Editorial


Junho foi o mês do I Fórum organizado pela freguesia com o tema "Ação Social nas Freguesias". Na tarde do dia 27, participaram cerca de 80 pessoas que escutaram as intervenções de Eugénio Fonseca - Presidente Nacional da Cáritas - Eurico Nunes - consultor - e as práticas de política social desenvolvidas pelas freguesias de Campo de Ourique, Santo António do concelho de Lisboa e de Viseu.

Aos palestrantes e aos participantes uma palavra de penhorado agradecimento pela participação e troca de conhecimentos proporcionada. (veja aqui como decorreu)

Ainda nesta área social, temos a decorrer o processo de seleção de um candidato a um estágio profissional no âmbito da 5ª edição do PEPAL, por forma a dinamizar a Comissão Social de Freguesia.


Notícias


No mês do Dia da Criança, a Junta de Freguesia proporcionou às crianças do 1º CEB:

- Uma atividade de educação ambiental: “Reutilizar, para a Natureza ajudar”, assinalando o Dia Mundial do Ambiente, dia 5 de junho. Os alunos foram sensibilizados para a reutilização de resíduos através da execução de “objetos” simples. Houve "Arte nos 3 rrr’s" (reduzir, reciclar, reutilizar), reinventando-se materiais cujo destino era o lixo e despoletando a capacidade imaginativa e artística. (ver+)

- Com o início das férias, começou a “Oficina de Verão”: para alunos do 1ºA, ateliers de Português e Matemática são aliados a outros de Informática, Audiovisuais, Artes Plásticas, Música, Ciências, Culinária e passeios lúdico-pedagógicos. Neste âmbito, no dia 25 de junho, em conjunto com os grupos “Cantares da Mensagem”, de "Atividade Física Sénior" e do "Atelier de Pintura", realizou-se uma visita à Assembleia da República. (ver+)

A Loja Social "Mão Amiga" da Freguesia da Guarda já abriu a sua Loja 2, situada na Rua Comandante Salvador do Nascimento - em frente ao "Liceu" -, para entrega de roupa, calçado e brinquedos, aos utentes inscritos na ação social da freguesia. Venha conhecer o seu novo espaço! Horário: segundas e quartas-feiras, das 14 às 17 horas. (ver+)

Assembleia de Freguesia





Sob a presidência do Sr. José Currais decorreu no dia 26 de junho a sessão ordinária da Assembleia de Freguesia. (ver notícia)


Da sessão destacamos os contributos recolhidos para fortalecermos a aproximação iniciada com as freguesias de Castelo Branco e de Viseu.

Foram igualmente apresentadas várias situações menos conseguidas, no que ao asseio urbano se refere, e que, na opinião de alguns membros da assembleia, já deviam ter merecido a atenção da junta de freguesia.

A Horta Comunitária, o programa do Fórum, a abertura da segunda loja social "Mão Amiga" e a realização, no centro da cidade, da Feira de São João mereceram uma referência positiva.

Por fim, foi aprovado com a maioria dos votos a primeira revisão orçamental (ver+) para o ano em curso, compreendendo a integração do saldo transitado de 2014 e a inserção de duas novas rubricas orçamentais em razão do PEPAL e da horta comunitária.

Consulte aqui todos os documentos.


Trabalhos


Neste mês de junho, a grande preocupação da Junta de Freguesia da Guarda foi a limpeza urbana, no sentido de proporcionar condições de segurança e bem-estar a todos os cidadãos que investiram, vivem e querem permanecer em diversos bairros e locais da freguesia: Malmedra, Lameirinhas, Torrão, Pincho, Alfarazes, Bairro N.ª Sr.ª dos Remédios, Avenida da Estação e Rua da Corredoura.


Também alguns troços de calçadas antigas da freguesia foram alvos da mesma atenção. (ver+)


Eventos


O mês de junho é também o mês dos Santos Populares: a Junta de Freguesia associou-se às Festas dos "Santos do Bairro”, auxiliando na sua preparação e participando na folia das “7 noites 7 bairros”. De 19 a 28 de junho, para além da sardinha assada e do caldo de grão, houve: Feiras de Artesanato e Gastronomia, Tasquinhas, Marchas Populares, Ranchos, Concertinas, Fados, Bandas e Grupos Musicais pela noite dentro. Culminando com o Concurso da Boneca de Cristal, numa sã rivalidade entre os Bairros da Cidade. (ver notícia)