Editorial

Destacamos do mês de outubro a decisão de lançar um concurso para seleção do logótipo para a freguesia da Guarda.
Após a aprovação oficial do brasão e a escolha do logótipo, deixamos apetrechada a freguesia da Guarda, com uma imagem que esperamos possa ser do agrado de toda a comunidade que pretende efetivamente representar.
Trata-se de um investimento relativamente ousado mas a importância que conferimos a este ato, a dimensão da freguesia e a importância de fazer perdurar no tempo aqueles elementos identificadores, são razões suficientes para “ousarmos” financeiramente.
Aguardamos com muita expetativa a melhor participação dos cidadãos; e, asas à boa criatividade tão preciosa para o processo de inovação.(ver+)

Deliberações da Junta

Na reunião mensal de outubro a Junta de Freguesia testemunhou o avanço que foi possível realizar nas pequenas obras de beneficiação, limpeza e manutenção dos cemitérios da Freguesia.

Por outro lado foi também anotada a  atempada intervenção nos estabelecimentos de ensino da freguesia correspondendo, dentro das possibilidades, aos pedidos formulados pela comunidade educativa.

Outro destaque da reunião mensal foi a aprovação e o lançamento do concurso nacional para a criação do logótipo da Freguesia da Guarda, como antecipámos no editorial.
Trata-se de completar o trabalho iniciado no ano transato com a seleção do brasão, conferindo agora uma imagem corporativa para a Freguesia da Guarda, que possa ser apelativa e o mais identificadora possível da nossa comunidade.

O regulamento e demais informações pode ser consultado
aqui.

Trabalhos

Em outubro demos especial atenção aos sete cemitérios da Freguesia. Em 2014 o  maior investimento foi  nos cemitérios de Monte Barro/Quintazinha do Mouratão e Alfarazes/Senhora dos Remédios. Este ano, nestes  e nos cemitérios da Sequeira e do Mileu, apenas se fez a habitual limpeza e manutenção, reforçada com pequenas reparações e plantação de cedros. E, foi o cemitério do Carapito de S. Salvador o alvo de maiores cuidados. O cemitério novo da Póvoa do Mileu também teve alguns arranjos/pinturas e estão completas as obras de recuperação na capela do cemitério da Estação, faltando apenas decorar...
Concluiu-se ainda a intervenção solicitada em alguns estabelecimentos de ensino, nomeadamente no Jardim de Infância da Sé, onde se colocou um lambrim...
Apesar de todos esses trabalhos, manteve-se a limpeza urbana e o arranjo de pequenos espaços verdes.
Recuperou-se ainda uma carrinha da Freguesia... (ver+)

 Notícias

O espaço “Juniores” do sítio electrónico da Freguesia foi renovado: com a ajuda de juniores damos as boas vindas em vídeo… Contamos algumas curiosidades sobre a Freguesia da Guarda, enquadrando-a no contexto do país... É solicitado o olhar de todas as crianças e jovens, de forma livre ou aderindo ao passatempo proposto… E, estão disponíveis alguns jogos online! (ver+)


A 3 de outubro, decorreu a 6ª Caminhada "Pequenos Passos Grandes Gestos". Um evento a que a Freguesia se voltou a associar, colaborando com o Movimento Vencer e Viver da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC). (ver+)

Também quisemos apoiar o peditório anual da LPCC (entre 30 de outubro e 2 de novembro), nomeadamente divulgando…
(ver+)


Eventos

Dia 7 de outubro iniciaram-se as celebrações do 7º Aniversário da Unidade Local de Saúde da Guarda, em cuja cerimónia a Freguesia quis estar presente. Foram três dias de seminários, momentos culturais e de homenagem... (ver+)

A 10 de outubro foi inaugurada oficialmente a Casa do Benfica na Guarda. A cerimónia contou com a presença do Presidente, do Vice-presidente e de mais elementos dos corpos sociais do Clube, assim como da representativa Águia Vitória. A Freguesia da Guarda esteve presente e deixou os votos de bom trabalho... (ver+)

No dia 23 de outubro, teve lugar no Café Concerto do TMG, uma tertúlia sob o tema “Guarda: Uma Sociedade Igualitária?”. Os oradores lançaram questões de enorme importância, suscitando um animado debate entre os presentes, que enchiam o café. A Freguesia da Guarda esteve presente e participou ativamente numa interessante troca de ideias. (ver+)