Editorial

Após a candidatura realizada ainda no final de 2013, a sua aprovação durante 2014 e cumpridas as formalidades subsequentes, iniciou-se em julho de 2015 a materialização do objeto principal da candidatura limpeza, manutenção e recuperação das galerias ripícolas dos rios Diz e Noémi, na área administrativa da freguesia da Guarda. O valor da candidatura compreende um total de apoio financeiro de cento e trinta mil euros e tem que ser concretizado até ao final de 2016. Pode verificar-se no local o excelente trabalho executado pela empresa contratada e a mais-valia que constitui a realização dos trabalhos em apreço. (ver+)

Também em julho, e no sentido de preparar o próximo ano letivo, foi feito o balanço do que foi possível concretizar no apoio à formação global das crianças e docentes dos jardins-de-infância e das escolas do Ensino Básico, particularmente do 1º Ciclo, da nossa freguesia. Venham daí mais e melhores contributos para qualificar o muito que já é feito por todos os intervenientes e o muito que seguramente pode ainda ser desenvolvido... (ver vídeo)
Notícias

Graças ao coração generoso do empresário de sucesso em França, Sr. Jean Pina, a Loja Social “Mão Amiga” da Freguesia da Guarda voltou a encher-se. Em nome de tantas famílias carenciadas que contam com o nosso apoio em bens alimentares um BEM HAJA a quem, embora longe, tem auxiliado associações sociais da sua terra natal. (ver+)
Trabalhos

No mês de julho, a limpeza urbana e o tratamento/rega dos espaços verdes (jardins, canteiros) públicos, continuou a ser uma preocupação da Freguesia, tendo os seus trabalhadores cuidado de vários Bairros e zonas da cidade: Ferrinho, Pinheiro, Parque Urbano do Rio Diz (Polis), Castelos Velhos, Águas Santas Lameirinhas, Póvoa do Mileu, Bairro da Luz, Bairro de S. Domingos, Alfarazes, Galegos, “Tapada do Coelho", espaços exteriores das Escolas Secundárias Afonso de Albuquerque e da Sé. Após tanto trabalho de limpeza, as máquinas também solicitaram cuidados... (ver+)

Eventos

kkkk

No dia 14 de julho, teve lugar a pré-abertura do "VivaCidade!": um programa bastante diversificado, totalmente gratuito e para todas as idades, promovido pela Câmara Municipal da Guarda com o objetivo de criar durante os meses de Verão um circuito de animação por toda a cidade.(ver+)
Iniciou com a Orquestra Filarmonia das Beiras no imponente cenário da Sé Catedral, seguiram-se diversos recitais de guitarra, violino, viola de arco e instrumentos de sopro, evidenciando o talento dos seus intérpretes, ainda jovens alunos do Conservatório da Guarda. Ao mesmo tempo, (re)descobriram-se palcos, cheios de encanto e história(s).(ver+)
Entre 24 e 26, foi "The Long Weekend", na 2ª edição da iniciativa da ACG: um grande fim-de-semana, onde a cidade saiu à rua para vivenciar as diversas experiências propostas... Num ambiente convidativo, foi ainda possível fazer compras "fora de horas" (ver +)

Deliberações da Junta

A Junta de Freguesia apoiou alguns dos grandes eventos do mês de julho
De salientar o apoio com a logística exigida pelo programa VivaCidade, nomeadamente no fim-de-semana multicultural a 16, 17 e 18, nos claustros do Paço da Cultura,

com uma mostra gastronómica, música e danças de vários países. Em parceria com a Câmara Municipal e o CLAII (Cáritas), a Junta empenhou-se ativamente nestas atividades, assim como na recriação da Sala de Chá Marroquina, no salão do Centro Cultural. (ver+)

Correspondemos ao pedido de um grupo de jovens que organizou o I Torneio de futsal feminino-24 horas, nos dias 25 e 26, no Pavilhão Municipal de S. Miguel. Participaram 12 equipas de vários pontos do país e o objetivo foi sensibilizar os jovens para a importância da prática do exercício físico, promoção de hábitos de vida saudáveis e salientar a pertinência do espírito de confraternização e seu papel na educação. (ver+)