Editorial

 

No decurso do mês de julho e em articulação com a Câmara Municipal procedemos à organização de duas reuniões com a população de Alfarazes e Galegos.
Deu-se a particularidade de haver necessidade de conversarmos com os residentes naquelas duas localidades da Freguesia da Guarda, no dia 4 de julho.
Nos Galegos, onde decorrem importantes obras de requalificação urbana e que incluem a troca de toda a infraestrutura subterrânea, de águas domésticas e residuais, bem como um novo pavimento em todas as ruas daquela localidade, foi realizada a reunião, onde estiveram a maioria dos habitantes, para apresentar um esboço do projeto de requalificação do tanque daquela localidade.
Já em Alfarazes, onde idênticas obras vão em breve ter início, foi assinado um acordo de cooperação envolvendo a Câmara Municipal da Guarda e a Junta de Freguesia. O protocolo assinado tem um valor de trinta mil euros e visa prestar o contributo da CMG para a obra de requalificação do forno comunitário de Alfarazes. A obra, sob responsabilidade da Freguesia, está a desenvolver-se e aguardamos que a sua conclusão possa significar também uma franca melhoria nas condições de utilização daquele forno comunitário.
As duas reuniões serviram também para auscultar a população, que acorreu num razoável número e, muito bem, apresentou as suas reivindicações, reclamações e sugestões que entendeu pertinentes.
Consideramos muito válida e interessante a realização deste tipo de reuniões e, claro, um especial agradecimento aos residentes daquelas localidades e ao Presidente e técnicos da Câmara Municipal.

       























Junta de Freguesia


Já aqui afloramos e apresentámos o trabalho da operação Censos 2021. Foram vários meses de dedicação e empenho de uma equipa com cerca de 35 pessoas que semanalmente reuniram e diariamente corresponderam às tarefas reclamadas por esta importante ação censitária da habitação e população que, de dez em dez anos, se realiza em Portugal sob a orientação técnica do INE – Instituto Nacional de Estatística.
Finda a tarefa foi com satisfação que recebemos o convite do INE para assistirmos, no dia 28 de julho, à apresentação genérica dos resultados finais da ação censitária. Também a comunicação social deu eco dos resultados finais, mas provisórios, ressalvando a redução de duzentos mil residentes em Portugal. Para essa redução a Freguesia da Guarda registou uma diminuição de nove dezenas de cidadãos residentes e um bom aumento da oferta de edifícios e alojamentos. Vale a pena seguirmos e acompanharmos a evolução dos dados que agora foram apresentados e renovamos o nosso maior agradecimento a todos quantos estiveram envolvidos neste importante trabalho de auxílio à definição de melhores políticas públicas, seja de cariz nacional e ou ao nível local.
Pode rever toda a informação veiculada bem como os resultados provisórios publicitados.
Ainda de referir que, mesmo a iniciar julho, foi também concluído e apresentado o número 8 do e-jornal. Corresponde ao último número deste mandato autárquico e deixamo-lo para a sua leitura bem como pode observar os outros números onde em cada um dedicámos uma especial atenção ao movimento associativo.
















Trabalhos

 

A limpeza urbana ocupou grande parte dos trabalhos de julho: na Quinta da Sardinha; nas Portas do Sol; na Av. de S. Miguel; nas Ruas do Repouso e da Ferrinha; na Mariavela; no Rio-Diz; no Carapito; nas urbanizações do Pontão, do Camalhão, das Águas Santas, da Corredoura, da Meia-Lua e das Covas; nos B. do Pinheiro e do Torrão; num lote próximo da CEDIR e na envolvente do Edifício do Centro de Saúde da Guarda-Gare.
Em cooperação com equipas de sapadores florestais o mesmo trabalho foi feito nas Carreiras Velhas, no terreno contíguo à Sede da Associação do Bairro de S. Domingos, nos caminhos próximos do B. da Luz, do Cabroeiro, na estrada do Canil e das Casetas.
Reiniciámos a limpeza dos 7 cemitérios da Freguesia, outra tarefa nunca concluída!
Colaboramos com o Clube Escape Livre (CEL) na preparação da iniciativa Cápsula do Tempo; e, apoiamos o núcleo da Guarda da Cruz Vermelha Portuguesa, na deteção de uma eventual fuga de água.
Procedemos à abertura de uma vala junto à Casa do Povo dos Galegos para a ligação do gás natural. Preparamos o respetivo Salão e distribuímos na localidade um convite à população para aí estar na sessão pública.
Em Alfarazes, para além da desobstrução de um terreno da Freguesia, também avisamos os residentes de que, após os Galegos, seria aí, na Associação local, a reunião.
Completámos uma passagem no ribeiro das Enguias e limpamos a mina do chafariz das Barreiras.
Na horta comunitária apoiamos no corte de vegetação e no novo arranjo do motor!
Semanalmente, foi feita a recolha de “monstros urbanos” e de matéria arbustiva.
















Notícias/Eventos

Renovamos no presente item desta newsletter a expressão movimento associativo para saudar outra grande entidade que muito enobrece a cidade. Referimo-nos de novo ao CEL, que no mês de julho desenvolveu duas iniciativas com muito mérito e de interesse para os amantes do desporto motor, mas também para todos os cidadãos.
A “cápsula do tempo” conheceu o seu 8º aniversário e no dia 1 de julho foi recordada com o cinzelar de um novo ano, no local junto à Torre de Menagem; e, depois com uma conferência sobre o tema das redes sociais.
Já no dia 15 de julho o mesmo CEL dinamizou e apresentou um dos percursos de estrada que em tempos foi sendo utilizada como ligação norte/sul na zona interior de Portugal. Hoje ainda é utilizada, mas está ultrapassada pela nova A23. Mas ainda é circulada por muitos cidadãos. Ora o CEL optou por atribuir-lhe uma nova valência recorrendo a uma remarcação da faixa de rodagem e os atributos que a própria estrada tem, já sao por si só um chamariz a um passeio, que todos podem desfrutar agora com o esforço de qualificação do que se encontra ao longo da estrada conhecida por N18.
Parabenizamos o CEL pelas boas e ousadas iniciativas que concretizou no mês de julho.