Editorial

 

Cumpre-se com a presente edição o primeiro aniversário da newsletter da Freguesia da Guarda.

A newsletter, o sítio eletrónico e o facebook bem como o boletim informativo são os meios de contato entre a Junta e a população da freguesia.

Em 2016, procuraremos, à semelhança do que já vimos fazendo, melhorar e valorizar cada um deles e estudamos também a possibilidade de editar um jornal em formato eletrónico, com uma periodicidade trimestral.

A emergência desta eventual nova iniciativa decorre da boa aceitação da newsletter, mas também evidencia a sua própria limitação e potencia a sua esfera informativa, porquanto encontramos em cada uma a seleção possível do que de mais importante vai acontecendo sob a responsabilidade da Junta e o que consideramos de maior interesse na nossa Freguesia.

Ao deixarmos o registo deste primeiro aniversário, também pretendemos suscitar em si, caro(a) concidadão(a), os comentários que aperfeiçoem e melhorem a resposta aos seus anseios.

 

Do Natal fica tudo o que já sabemos e desejamos, para todos os dias deste ano novo de 2016 e fica também um muito obrigado pela bonita cor que cada cidadão soube dar e fazer da cidade mais alta de Portugal: uma autêntica Cidade Natal. (ver+)


Assembleia de Freguesia

 

Dezembro é o mês em que se realiza a sessão ordinária da Assembleia de Freguesia. (ver+)

O Orçamento e o Plano de Atividades são o prato principal da sessão do mês de dezembro.

Esses documentos de cariz previsional exprimem a perspetiva da receita financeira com a consequente componente da despesa, no quadro da estratégia de presença da Junta de Freguesia na comunidade.

Em boa hora optámos por realizar a sessão na sede de Associação do Bairro da Luz, onde, vários cidadãos assistiram e participaram, colocando questões de interesse local.

Destacamos desta sessão a aprovação de uma recomendação, valorizando as atividades concretizadas no âmbito da “Guarda Cidade Natal” e também de uma moção que reclama a abolição das portagens na A23 e A25.

Notícias

 

Dezembro é mês de Natal, festa comemorada nos mais diferentes contextos…

No site noticiamos as celebrações em que participamos, como aconteceu em diferentes festas dos Jardins-de-Infância e nas diversas iniciativas da “Cidade Natal”.

É sempre com grande satisfação que presenciamos o resultado do trabalho que os docentes das áreas da expressão, colaboradores da Junta, realizam em cooperação com as educadoras dos JI. E, é contagiante a alegria com que as crianças oferecem o seu melhor desempenho…(ver+)

Também fizemos questão de nos associar ao programa realizado pela CMG para a época natalícia: desde a sua abertura, (ver+) passando pela colaboração com duas Instituições na decoração de uma árvore no “Jardim do Gelo” (ver+) até à presença com a Loja Social “Mão Amiga”, no “Aconchego de Natal”.(ver+)

Trabalhos


No mês de dezembro, para além dos trabalhos inerentes à época natalícia, como são os

tradicionais enfeites nos edifícios da Junta (ver+) e  na Freguesia, colaborando com a CMG nessa tarefa, e das Campanhas de recolha de alimentos (ver+)  e outros bens, para distribuir através dos Cabazes de Natal (ver+) mantiveram-se a limpeza e manutenção urbana e rural, no bairro Mariavela (Rio Diz), na Quintazinha do Mouratão no Carapito e no caminho rural de Monte Barro; e, fizeram-se pequenos arranjos e obras de pavimentação nos passeios e no Largo entre o Mercado Municipal da Estação e a Casa Paroquial de São Miguel da Guarda.(ver+)

Eventos

 

Apesar do Natal ser o grande evento de dezembro, logo no início do mês, assinalando o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a Junta esteve presente na tertúlia Vencendo as adversidades”, partilhando os testemunhos de quem vence as limitações com determinação.(ver+)

No dia 12, a Delegação da Cruz Vermelha da Guarda inaugurou nova sede, após grandes obras num edifício cedido pela CMG. (ver+)

Ao início do último dia do ano de 2015 anunciamos a decisão final do Júri para a escolha do logótipo da Freguesia da Guarda, concurso que decorreu durante o último trimestre.(ver+)