Editorial
  

Inicia-se o novo ano de 2019 e claro que muito do que se faz neste primeiro mês do ano é proceder ao "arrumo" do muito que temos em atraso, ainda do ano anterior e particularmente do mês de dezembro.

Mas, com mais "arrumo" e reorganizações concluídas, neste mês houve a oportunidade de realizarmos um espetáculo musical, culminando as atividades natalícias nos Jardins-de-Infância (JI), no âmbito do projeto de apoio pedagógico promovido pela Freguesia, Agrupamentos e JI da rede oficial.

Realizámos nesse sentido com a quase totalidade dos JI uma "opereta", no salão de festas da Casa de Saúde Bento Menni, que reuniu mais de 500 pessoas, entre crianças e familiares.

Foi a primeira vez que nos abalançamos numa iniciativa deste género dando sequência ao trabalho dos professores e educadores, realizado nas salas de aula durante o ano letivo.

Pareceu-nos interessante e válida a concretização desta sessão e, agradecendo a todos os colaboradores, deixamos aqui o nosso obrigado e reconhecimento aos docentes Ana Castanheira e Pedro Pinheiro.

Janeiro conheceu ainda a continuação da obra de alargamento do cemitério da Guarda-Gare mas, nesta intervenção a responsabilidade cabe à própria Junta de Freguesia com os seus recursos humanos a destruir e construir um melhor separador entre o cemitério antigo e o novo que está a ser edificado.




















Junta de Freguesia

 

Aproximando-se a data da realização do Desfile de Carnaval, no dia 3 de março.

A Junta de Freguesia convidou várias Associações a marcar presença na reunião que decorreu dia 21 de janeiro para operacionalizarmos o trabalho que é necessário concretizar.

Desde a ideia inicial do título, dos figurinos, do carro, da música, etc, são muitos os passos que é preciso pensar, decidir e começar a trabalhar.

Agradecemos muito a disponibilidade mais uma vez evidenciada pelas Associações, que novamente marcaram presença, prontas a cooperar.

Entretanto realizámos, no dia 15 de janeiro, uma reunião com a Circular Economy de Portugal para delinearmos a programação das iniciativas alusivas ao projeto "Guarda Sem Desperdício", que logo após o Carnaval vão ter a sua segunda fase de implementação: com os workshops, a entrega dos compostores, conferências e ainda uma "disco soup", na comemoração do Dia Mundial do Ambiente.

A seu tempo, daremos conhecimento mais pormenorizado de tudo o que vai ser concretizado.

















    



















 Trabalhos


Em janeiro ainda é Natal, pelo menos até aos "Reis"! Na Freguesia a celebração prolongou-se até ao dia da "opereta" protagonizada pelas crianças dos JI, cuja preparação também passou pelos trabalhadores do serviço externo, carregando, transportando...

Terminado o tempo natalício, foi também necessário desmontar os enfeites, arrumar...

Já os outros trabalhos realizados foram comuns aos dos restantes meses do ano...

Correspondemos às solicitações, desta vez de transporte de material desportivo do NDS. Também o Agrupamento de Escolas da Sé fez esse pedido, para além de limpeza na Escola de Alfarazes.

As limpezas urbanas decorreram na Urbanização dos Castelos Velhos; R. Unamuno; B. da Luz; Largo dos Amores; aqui e na Urbanização das Covas foi necessário podar árvores; sendo ainda limpa a "calçada romana", do Colégio de S. José até ao Rio Diz.

O cuidado com os caminhos rurais é outra constante, tendo havido corte de vegetação e regularização de caminhos na Sequeira, em redor de Alfarazes e nas "Carreiras Velhas".

Os cemitérios são outra preocupação, passando-se por todos com alguma frequência; contudo, a grande atenção mantém-se no Cemitério da Estação onde decorreu a 1ª fase das obras de alargamento, conforme planeado para o 2º semestre de 2018. E, de forma a unir a parte que se encontra em execução da já existente, decidiu-se o  derrube do muro entre ambas.

Houve ainda reparações, como a de um banco na Corredoura.

E, à segunda-feira manteve-se a recolha semanal de "monos" e "verdes".








































Noticias/Eventos


No passado dia 12 de janeiro, a tarde de sábado foi preenchida com uma sessão recreativa protagonizada pelas crianças de quase todos os JI da Freguesia, da rede oficial.

No palco da Casa de Saúde Bento Menni foi apresentada a opereta "À Procura de um Pinheiro", ensaiada pelos docentes Ana Castanheira e Pedro Pinheiro, no âmbito do projeto de apoio pedagógico que a Freguesia e os Agrupamentos de escolas desenvolvem no ensino pré-escolar.

O espetáculo juntou os familiares das crianças, as educadoras, auxiliares e pessoal da Junta, que puderam observar o desempenho das crianças com as suas educadoras e auxiliares, interpretando a história, cantando e gesticulando quase durante uma hora, com uma sala repleta e a gostar do que estava a observar.

No final foram oferecidas broas de mel (título da última música), a cada uma das crianças e seus familiares.

Foi a primeira vez que concretizámos uma iniciativa deste género e estamos em crer que foi do agrado de todos os presentes.

Agradece-se aqui o empenho de todos para o bom curso da atividade e no futuro poderemos corporizar outras iniciativas no quadro do projeto pedagógico que dinamizamos desde o ano letivo 2014/2015.